ONU lança campanha de combate à violência contra a mulher

Focada na prevenção e combate à violência contra a mulher, a entidade ONU Mulheres lança a sua campanha para o carnaval 2015. Criada pela Propeg, agência do Grupo PPG, do qual fazem parte também as agências Menta, Revolution, Invent e iNFavela, as peças trazem o conceito “Neste carnaval, perca a vergonha mas não perca o respeito.”, compreende o momento de descontração e interação entre as pessoas na festa, mas ressalta a importância da abordagem respeitosa entre si.

As peças criativas mostram desde casais trajando fantasias esdrúxulas, representando a falta da vergonha, até “fluxogramas” com sugestões de abordagens a serem usadas. No fluxograma masculino, as mensagens incentivam a paquera descontraída, porém respeitosa. No fluxograma feminino, a denúncia é incentivada em caso de constrangimento e/ou violência. A campanha conta com peças para mídias tradicionais (veiculação em TV aberta, peças para revista, jornal, outdoor e mobiliário urbano) e para mídias digitais, (vídeo para internet e ativações em redes sociais).

Liderada pela ONU Mulheres no marco da campanha global Pequim+20 “Empoderar Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!”, a mobilização é realizada em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ), o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), o UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS), a OPAS/OMS (Organização Pan-americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde), com o apoio institucional das Secretarias de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e do Município do Rio de Janeiro (SPM-Rio).

“A essência do carnaval é a alegria e queremos que seja assim para as mulheres e os homens que vão brincar e pular carnaval em todo o Brasil. É uma boa oportunidade para fortalecer a mensagem de respeito aos direitos das mulheres, além de orientar a população sobre como identificar atitudes violentas, o que fazer e quais os serviços existentes para esses casos e como se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis, HIV e aids”, explica Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

Criada pela Propeg, agência do Grupo PPG e seus parceiros, a campanha atua sobre situações concretas do comportamento da sociedade brasileira, voltando-se a mulheres e homens jovens e adultos que vivenciam o carnaval de rua. Segundo a pesquisa do Instituto Avon/Data Popular, de dezembro de 2014, 96% da juventude considera que existe machismo no Brasil, 53% das mulheres jovens e 49% dos homens jovens aprovam valores machistas e 78% delas já foram assediadas em locais públicos. Além disso, a pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada em janeiro de 2015, revela que 45% da população não usa camisinha nas relações sexuais.

As peças poderão ser acessadas no site www.onumulheres.org.br e facebook.com/onumulheresbrasil e os vídeos, pelos links: 

www.youtube.com/watch?v=JCm5_3mQFh0
www.youtube.com/watch?v=-aThQILU2nc

FICHA TÉCNICA:
Agência: Propeg Comunicação
VP Criação: Ana Luisa Almeida
Direção de Criação: Edu Henrique
Criação: Maurício Oliveira, Diego Pizzini, Vinícius Lima
Coordenador de Criação Digital: Seiki Fabrício
Atendimento: Renata Sánchez, Renata Barrionuevo e Gustavo Burnett
Planejamento: Melina Romariz, Rafael Freaza e Glauber Farias
Mídia: Neide Santos e Guilherme Franco
Produção RTVC: Magali Iwata e Faianne Landim
Produção Gráfica: Mel Loiola, Faianne Landim e Letícia Queiroz
Gerente de Projetos: Vanessa Mesquita
Finalização:  Jean Carlos
Revisão: Denise Goulart
Ilustrações: Diego Pizzini
Fotografia: Kazuo Okubo
Assistente de fotografia: André Kazuo e Willian Brockveld
Coordenação de Produção: Shirley Okubo
Assistente de Produção: Débora Vieira
Modelos: GK International
Figurino: Criativa Fantasias
Maquiagem: Babi Make-up
Tratamento de imagens: Daniel Xavier, Ricardo Thomaz e André Kazuo
Banco de imagens: Keystone
Produção de vídeos: Seiki Fabricio
Finalização de vídeos e cópias: Fabrika
Produtora de áudio: Audiotech
Produtora Digital: 2 Mobile, OKGO Digital
Ativação Redes Sociais: Instadobem, Instamission e IgersBsb
Impressão OOH: FSign e Alfa