quinta-feira, novembro 21, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesNova ação da Mercedes-Benz revela história de ônibus incendiado

Nova ação da Mercedes-Benz revela história de ônibus incendiado

A queima de ônibus no Brasil é uma triste realidade que provoca não apenas prejuízos financeiros, mas principalmente sociais. De 2004 a maio de 2017, nada menos que 1.996 veículos foram incendiados no País, proporcionando, além de atrasos e baixa no volume das frotas, vítimas que levam para sempre a marca dessas ações.

Para conscientizar a população, a Mercedes-Benz do Brasil iniciou em 2015 o movimento “Eu uso, eu cuido”, criado pela agência Moma. À época, a campanha foi paralela à diminuição do volume de veículos queimados de 662 em 2014 para 318 no ano seguinte.

Agora, com o número voltando a crescer – foram 312 só até setembro de 2017, diante dos 262 em 2016 (fonte: Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU) –, montadora e agência iniciam a segunda fase da ação, destacando histórias de pessoas que sofreram traumas físicos e psicológicos por estarem presentes nessas situações.

A história real que protagoniza a nova fase da campanha é a de Jefferson Alves da Silva, motorista que se feriu após ter seu ônibus incendiado no bairro de São Miguel Paulista, em São Paulo, há cinco anos. Na ocasião, ele se tornou herói ao salvar a vida de uma passageira deficiente física que não conseguia sair do coletivo. Em um filme com linguagem cinematográfica, a situação e a ligação de Silva ao 190 pedindo por socorro foram recriadas sem utilização de efeitos especiais. Assista:

“A ideia de contar essa história não veio por acaso. Encontramos nas redes sociais da Mercedes-Benz um comentário do próprio Jefferson contando o que aconteceu naquele dia, o que serviu de inspiração para todo o trabalho. Na primeira fase, ‘Eu uso, eu cuido’ retratava o impacto dos danos materiais à sociedade. Agora, entendemos que era a hora de focar nos danos a pessoas como ele”, afirma Rodolfo Sampaio, sócio e vice-presidente de criação da Moma

“Com essa iniciativa, junto com o conceito ‘Pensando no coletivo. Pensando no futuro’, buscamos conscientizar o público sobre a importância do transporte coletivo. Queremos que as pessoas se sintam como coproprietários dos ônibus e sejam contra qualquer tipo de prática que possa atingir o usuário, em especial o incêndio”, afirma Curt Axthelm, gerente sênior de marketing de produto ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Essa situação atinge, de forma direta ou indireta, todas as pessoas que utilizam o transporte diariamente”, completa.

 

Artigos relacionados

Novidades