No Mês da Consciência Negra, Avon lança filme com reflexão sobre o Afrofuturismo

Para marcar o mês do Dia da Consciência Negra, a Avon lança reflexão inédita no Brasil sobre Afrofuturismo, movimento pluridisciplinar que retoma o passado da perspectiva negra, para reconhecê-lo no presente e ser capaz de construir um futuro inspirador. Idealizado no início dos anos 60, representa a visão de jovens negros acerca daquilo que acreditam e desejam para suas realidades e para as próximas gerações. A obra, gravada em Paraisópolis, periferia da zona sul de São Paulo, entra no ar a partir do dia 10 de novembro nas redes sociais oficiais da marca – Youtube, Instagram e Facebook, além da plataforma própria de conteúdo E Aí Tá Pronta.

Com propostas futuristas, o trabalho, que é uma criação do HUB Avon (J. Walter Thompson, Mutato e iCherry) e do 20/20 (primeiro programa de inclusão racial da publicidade brasileira, que pretende contar com 20% do quadro de funcionários completo por negros em cargos estratégicos até 2020), junto ao coletivo MOOC (Movimento Observador Criativo) – grupo que integra o núcleo de diretores da Conspiração e é formado por oito jovens negros de periferias de São Paulo, que trabalham para expressar o lifestyle de suas comunidades por meio de música, moda, literatura, cinema e arte – traz propostas futuristas.

Saem os clássicos étnicos para dar lugar a uma visão mais atual e necessária. Dividido em cinco temas – afetividade, ressignificado, ancestralidade, corpo, futuro e ubuntu, que é filosofia africana baseada no reconhecimento do ser a partir do coletivo em que está inserido-, o vídeo traz elementos diversos para propor discussões sociais a partir de cada um dos contextos.

Os personagens do filme, entre elas uma revendedora da marca, vestem roupas inspiradas no brilho e na alfaiataria tão usada, apesar de pouco comentada, da África. Esses elementos também são vistos na maquiagem, propondo ressaltar os traços e tons de pele, ao invés de minimizá-los, como historicamente feito. A música, criada exclusivamente pelo artista brasileiro JLZ, traz a batida eletrônica do afrobeat.

“Buscamos reforçar uma premissa que sempre esteve conosco: sermos o sonho dos nossos ancestrais. Sem ser óbvio na escolha das referências, mas entendendo nossa história e realidade, mirando como e onde queremos chegar. Estar com uma marca como a Avon, que reflete em suas comunicações a diversidade brasileira, é ter a chance de levarmos nossa mensagem a mais pessoas”, diz Lídia Thays, integrante do MOOC.

“Criar espaço e reforçar a normalização da diversidade é premissa trabalhada todos os dias interna e externamente por nós na Avon. Dentre tantos orgulhos que carregamos em nossa história, está o de ser a primeira marca de beleza a colocar mulheres negras, a atriz Camila Pitanga e cantora Karol Conká, como protagonistas de campanhas nacionais em TV aberta. Por isso, como caminho natural, propor esta reflexão no mês que marca o Dia da Consciência Negra é sedimentar todas as conquistas até aqui e também mostrar a todos o futuro que queremos construir”, diz Juliana Barros, diretora executiva de marketing de Avon no Brasil.

Assista ao filme da campanha:

Ficha Técnica:

Título: Afrofuturo
Agência: J. Walter Thompson Brasil, Mutato e Icherry
Agência PR: Soko Crafting Connections
Cliente: AVON
Produto: Color
CCO: Ricardo John
ECD: Cassio Moron e Rodrigo Da Matta
Direção de Criação: Danilo Janjacomo e Renata Leão
Head of Art: Talita Cardozo
Heads de Mídia: Giovanna Venturelli
Redator: Julia Machado, Vinicius Raft, Thamara Pinheiro, Ariane Polvani e Clecius Gonzaga
Diretor de Arte: José Oliveira, Dandara Hahn e Luiz Pulcini
Diretora de conteúdo: Bibiana Saldanha
Conteúdo: Jéssica Gomes
Head of Global Business: Larissa Zucatelli
Atendimento: Mariana Franco, Patricia Barbosa e Kleber Filho
Mídia: Vanessa Pupato, Natália Komatsu, Naraiane Fronza, Iuri Borges, Ariane Pires e Diego Santelices
Planejamento: Annelize Conti e Renan Damascena
Produção RTV: Maisa Delgado e Marisa Toledo
Cliente: Juliana Barros, Rafaella Gobara, Andrea Echeverri, Lucas Fajardo, Eric Mizuno, Wanderlei Biancao e Miguel Marsicano
Produtora: Conspiração Filmes
Direção Criativa: Mooc
Diretor de Fotografia: João Pádua
Vice Presidente de Publicidade e Marcas: Cristina Lopes
Produtora Executiva: Milena Trindade
Atendimento: Marina Dodi
Assistente de Atendimento: Gabi Leite
Coordenador de Produção: Larissa Luisi
Assistentes de Coordenação: Vinicius Arantes e Bruna Brito
Diretor de Produção: Tarcila Villa
Assistente de Produção: Bernie Wallbenny
Direção de cena : Louis Rodrigues, Raphael Fidelis
Assistente de Direção: Marcela Daud
Diretor de Arte: Vinni Tex, Lydia Thais
Produtor de Figurino: Suyane Ynaya
Produtor de Elenco: Kevin David
Maquiagem: Dani daMata
Cabelo: DivaGreen
Fotógrafia Still: Pedro Nasser / Catarina Martins
Making of fotos: Fábio Freitas
Editor: Fernando Freitas
Coordenador de Pós-Produção: Junior Braz
Finalização: Marcelo Barbosa
Supervisor de Efeitos: Ricardo da Costa / Luis Tadeu
Artistas de Composição: Ricardo da Costa / Luis Tadeu
Motion Designer: Guilherme Valente
Produtor musical: JLZ
Mixagem e finalizacão: Liquo Audio
Atendimento: Felipe Engel