Estreou o documentário “Farmacêuticos: histórias de uma vocação”. A obra registra a história de 12 farmacêuticos em cidades de até 50 mil habitantes, que foram captadas durante uma expedição pelas cinco regiões do Brasil. O lançamento coincide com o Dia do Farmacêutico, para homenagear os profissionais de farmácias que desempenham um papel fundamental no acesso à saúde.
Realizado pela Neo Química, uma das principais marcas de medicamentos similares e genéricos do Brasil, em parceria com a ONG ImageMagica, que há 25 anos promove o desenvolvimento humano e social por meio da fotografia, o documentário, em filme média metragem, é a finalização de um projeto que teve como objetivo reconhecer o trabalho dos farmacêuticos, responsáveis por atender e orientar milhões de pessoas pelo país e ainda mais necessários durante a pandemia de Covid-19. Os 12 farmacêuticos foram retratados nas localidades de Bananal (SP), Caeté (MG), Cavalcante (GO), Alto Paraíso (GO), Parazinho (RN), São Miguel do Gostoso (RN), Alenquer (PA), Comunidade de Cuipeua (PA), Praia Grande (SC) e Cambará do Sul (RS).
André François, fotógrafo e fundador da ONG, realiza trabalhos documentais na área da saúde há 15 anos. Junto com sua equipe foi em busca de farmacêuticos com a missão de olhar de perto as relações desses profissionais com suas comunidades.
“Foi fabuloso rodar o Brasil e conhecer tantos farmacêuticos incríveis que vão além do atendimento no balcão: eles buscam o cuidar nos detalhes, na atenção e afeto a quem os procura. Muitas vezes, em cidades pequenas, o farmacêutico é o único elo de saúde com uma comunidade, então acredito que um projeto como esse ajudará a valorizar ainda mais o trabalho tão necessário desses profissionais”, diz ele, que também captou fotografias relacionadas ao projeto.
O documentário está disponível na plataforma Neo Pharma, exclusivamente para profissionais de farmácias cadastrados na plataforma, e no canal da Neo Química no Youtube.
Assista: