Com um olhar atento às realizações do Governo, a campanha de posicionamento valoriza o que é ponto comum aos brasileiros. O raciocínio conceitual assume o discurso de que não há problemas em pensar diferente, mas que existem realizações boas “pra todo mundo”, como: comida na mesa de mais brasileiros, a melhora da economia, mais acesso à saúde, a empregos e à educação. Esse raciocínio é a espinha dorsal que orienta todas as criações.
Com o conceito “Fé no Brasil. A gente tá no rumo certo”, a campanha comunica que um caminho de melhorias para todos está sendo trilhado diariamente e convida a população para ter esperança e fé em tempos melhores. A palavra “fé”, aqui, vai além das orientações religiosas e traz uma importante característica do povo brasileiro: acreditar. Não há nada mais Brasil do que crer que é possível transformar vidas e ter fé em um futuro cada vez melhor “pra todo mundo”. A campanha apresenta os impactos e benefícios dos programas, ações e das políticas do Governo Federal na vida dos brasileiros. Relembra, ainda, que essas melhorias são só o começo de um longo caminho e ainda existe muito trabalho a ser feito.
Dividida em quatro temáticas de interesse dos brasileiros (educação, saúde, agro e economia), a campanha usa os temas como ponto de partida para um discurso conciliatório. É um convite ao diálogo e ao entendimento de que, apesar das diferenças de opinião, existem, sim, pontos de convergência, de uma grande lista de feitos bons “pra todo mundo”. Permeando todo o discurso da campanha, está o importante papel do Governo do Brasil em trazer essas tantas melhorias para a vida da população.
“A campanha tem um papel fundamental para conseguir comunicar diante da polarização que ainda está muito viva no país. Nossa mensagem chega baseada em fatos e números concretos para lançar luz sobre as mudanças positivas desde o último ano”, comenta Paulo de Tarso, sócio-presidente da Nacional.
Ela tem alcance nacional e ganhou continuidade no dia 23 de junho. Foram criados quatro filmes-base para a campanha, um para cada eixo temático. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população brasileira; todos têm versão reduzida de 30 segundos.
O robusto esforço de comunicação acontece tanto na mídia tradicional como no ambiente digital, estando nos seguintes meios: TV aberta e fechada, revista, jornal, mídia exterior, rádio, cinema e internet. Saiba mais em gov.br/fenobrasil
Ficha Técnica:
Agência: Nacional Comunicação
Cliente: SECOM
Campanha: Fé no Brasil. A gente tá no rumo certo.
Presidente: Paulo de Tarso
Direção Geral: Audrey Buglian
Vice-Presidente de Planejamento: Rafael Freaza
Planejamento: Rafael Freaza, Vanberg Osório, Caio Ribeiro, Tiago Ferreira, Cezar Pinheiro, João Pinheiro
Vice-Presidente de Criação: Karina Monique
Diretor de Criação: César Mafra
Head de Digital: Lídia Pessoa
Criação: Karina Monique, César Mafra, Tais Reis, Lídia Pessoa, Thandy Yung, Ricardo Campello e Camilo Robaert
Finalização: Xandão
Diretora de Atendimento: Renata Barrionuevo
Atendimento: Akemi Akaoka, Fernanda Melo, Larissa Martins e Virginia Cesar
Diretora de Mídia: Lina Aredes
Mídia: Adriana Nina, Roberta Barroso, Gracielle Vendruscolo, Niucélia Silva, Natália Lemos, Catiane Souza, João Passos
BI: Diogo Bobsin e Jorge Moura
Diretora de Produção: Wanessa Severo
Produção/RTV: Lorena Sena
Coordenação de Produção: Lorena Sena
Produtora/Filme: Santeria Produções Audiovisuais
Produtora/Áudio: Lógico Áudio