A exposição itinerante Museu do Futebol na Área, projeto patrocinado pela Motorola por meio da Lei Rouanet, chega à sua parada final em Porto Alegre, de 31 de outubro a 16 de dezembro. A mostra ficará instalada no Museu da Comunicação de Porto Alegre, e contará com parte da experiência do público que visita o Museu do Futebol, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
A experiência, que aborda o esporte como parte da história e da memória de cada brasileiro, já foi vista por mais de 200 mil pessoas no Recife, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
O Museu do Futebol na Área reproduz sete das 15 salas presentes na sede do museu, no emblemático Estádio do Pacaembu, em São Paulo, com o objetivo de levar a experiência que já encantou mais de 3,5 milhões de pessoas desde sua inauguração, em 2008. Para tanto, contou com o time que participou do projeto original: os cenógrafos Daniela Thomas e Felipe Tassara, o designer Jair de Souza e o artista multimídia Tadeu Jungle, que assina uma instalação exclusiva para a mostra. E, para ampliar a emoção do público local, incorpora histórias, fotos e curiosidades sobre o futebol de cada cidade por onde passa.
Em Porto Alegre, a rivalidade entre Grêmio e Internacional estará presente. O Gre-Nal é representado por desde fotos dos primórdios dos clubes, no início do século 20, ao jogo de pebolim (ou totó) e de futebol de botão. Compõe a mostra ainda uma vitrine em homenagem a Aldyr Schlee, gaúcho criador da camisa canarinho da Seleção Brasileira, em 1953, e outra com camisas e objetos históricos dos dois clubes, entre eles uma camiseta usada pelo ídolo colorado Fernandão na conquista da Taça Libertadores da América em 2006, e outra usada por Paulo César Magalhães na conquista gremista do Mundial de 1983.