segunda-feira, julho 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesMinistério da Saúde lança campanha de doação de leite

Ministério da Saúde lança campanha de doação de leite

Campanha nacional do Ministério da Saúde, criada pela agência Nova, promove e incentiva a doação de leite materno para aumentar o número de voluntárias e o volume de leite na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Ainda que o Brasil seja referência em doação de leite materno no mundo, a quantidade doada em 2023 corresponde apenas a 55% da necessidade das Unidades Neonatais do país.

Diante desse cenário, a campanha desenvolvida, além de indicar os benefícios e promover a conscientização acerca da importância da doação, orienta como realizar a extração e o armazenamento do leite materno, garantindo a qualidade desse leite que será processado pelo Banco de Leite Humano e destinado a bebês prematuros e/ou de baixo peso internados nas Unidades Neonatais, que não podem ser amamentados pelas próprias mães. A campanha foi desenvolvida com informações para sensibilizar, inspirar e orientar mulheres a se tornarem doadoras.

“Uma das justificativas da baixa taxa de doação é a desinformação e os Bancos de Leite Humano exercem um papel fundamental como orientadores de todo o processo de doação e amamentação. Informar onde entregar o leite materno doado e como a coleta e o armazenamento devem ser feitos é um dos propósitos da campanha, que vai além de mulheres lactantes como público-alvo, mas incentiva toda a rede de apoio de cada uma delas, que, com essa pequena ação, pode salvar vidas”, explica Márcio Nazianzeno, redator da agência Nova.

No Brasil, cerca de 330 mil crianças nascidas a cada ano são prematuras. Muitas delas precisam da doação de leite materno para sobreviver e se recuperar mais rápido. Por isso, qualquer quantidade doada é importante.

O filme sensibiliza as pessoas para a luta enorme que é travada por alguém que acabou de chegar ao mundo. Para isso, exibe cenas em detalhes de bebês prematuros e/ou de baixo peso na Unidade Neonatal mostrando parte da sua rotina. Em imagens captadas com altíssima definição, vemos detalhes de sua respiração, os aparelhos, cada movimento com esforço, transmitindo não apenas a sua fragilidade, mas a sua força.

Com uma trilha orquestrada em tom épico, cinematográfico e um trabalho de design de som que faz de cada pequeno movimento um grande acontecimento, o filme eleva os bebês prematuros e/ou de baixo peso ao status de guerreiros. Os letreiros trazem as mensagens de sensibilização: “A vida é uma luta. Para alguns, ela começa cedo. Se você pode, doe leite materno. Vida em cada gota recebida”.

FICHA TÉCNICA

Agência: NOVA

Cliente: MINISTÉRIO DA SAÚDE

Campanha: DOAÇÃO DE LEITE HUMANO 2024

Direção de Criação: THOMAZ MUNSTER

Direção de Arte: PAULO RIBAS

Redação: PAULO LIMA E MÁRCIO FREITAS

Direção de Atendimento: ANA PAULA TERRA

Atendimento Agência: ANDRESSA RIBAS

Direção de Mídia: ESTANLEY CUNHA

Estratégia de Mídia: FERNANDA TONELLI E ERICA CASTRO

Direção de Planejamento: LUCAS GARBULHA

Planejamento: RENATA PRADO

Conteudista: BRUNA GOULARTE

Produção Gráfica: TICIANA ROCHA, RAFAEL TOSCANO E ANDREIZA OLIVEIRA

Produção Digital: JONATHAS GOMES E KAROLINE COSTA

Produção RTV: CAROLINA MARTINS, RAFAEL SOUSA E RAFAEL TOSCANO

Produtora de Vídeo: PLONGÉE

Direção de Cena: ANA BARCELLOS

Direção de Fotografia: VAGNER JABOUR

Diretor de Atendimento: ANA SANTIAGO

Coord. de Produção: LÍVIA ABREU

Produção Executiva: SIDINY DINIZ

Finalização: NATACHA VASSOU

Direção Artística: ANA BARCELLOS

Produtora de Áudio: LIMBIC MUSIC

Produção Musical: LUIZ PORTELA

Aprovação Cliente: MARIA ELISA ANDRIES DOS REIS, YOLE MENDONÇA, CLÁUDIO EVARISTO, JULIANA VIEIRA, NATHÁLIA GARDINI E RAFAEL ATUCHI

Artigos relacionados

Novidades