Ministério da Saúde lança ação de vacinação contra a febre amarela

Como forma de alertar sobre a importância de se vacinar contra a Febre Amarela, o Ministério da Saúde resolveu ampliar as ações integradas de vigilância para reduzir a incidência do vírus no país. Com assinatura da agência, Fields360, a campanha tem como objetivo levar uma mensagem de prevenção aos estados mais afetados pelo surto da doença e também para as pessoas que irão viajar para as áreas de risco, como Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

“Produzimos uma campanha com ações diferenciadas para conscientizar a população desses estados. Por exemplo, em São Paulo, utilizamos mobiliário urbano e um totem instalado nas estações Sé e República do metrô, no qual a população podia tirar suas dúvidas por meio de vídeos interativos sobre as principais causas e sintomas da Febre Amarela. Já no Rio de Janeiro, trabalhamos com ações de mídia nas praias em parceria com os vendedores ambulantes que já atuavam no local, onde eles utilizaram vestimentas com mensagens de prevenção à Febre Amarela, além de distribuírem copos e embalagens informativas”, diz Ruskaya Zanini, Diretora Operacional da Agência Fields360.

Outra forma de levar informação e impactar um grande número de pessoas, que podem ser tanto moradores da cidade quanto turistas, aconteceu durante o Carnaval de São Paulo, no Bloco Forrozin, nas esquinas das famosas avenidas Ipiranga e São João. A estratégia foi colocar equipes capacitadas distribuindo informativos sobre a doença e esclarecendo dúvidas comuns dos foliões. Além disso, foi possível ter uma base das pessoas que já estão imunizadas, pois as equipes estavam equipadas com tablets e registraram o número de pessoas que já foram vacinadas ou não.

O Ministério da Saúde distribuiu, somente neste ano, 32,7 milhões de doses da vacina contra a Febre Amarela.

As campanhas de intensificação vacinal realizadas diminuíram consideravelmente a proporção de municípios com baixa cobertura da vacina. No entanto, é muito importante dar continuidade em determinados municípios metropolitanos, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, para garantir a meta de 95% de cobertura, considerando o elevado potencial de disseminação da doença nessas áreas.

A meta desta campanha é também reforçar mensagens importantes à população, como: uma vez tomada a vacina, o cidadão já está imunizado; pessoas que moram ou que irão viajar para áreas de risco devem ser vacinadas; crianças devem ser vacinadas a partir dos 9 meses de vida e pessoas com mais de 60 anos e gestantes devem primeiro procurar orientação de um profissional de saúde.

A ação será veiculada em TV aberta, mobiliário urbano, rádios, redes sociais, internet, carros de som, entre outros.

Assista ao filme da campanha:

Ficha Técnica:

Cliente: Ministério da Saúde
Campanha: Esclarecimentos sobre a Febre Amarela
Produto: P.U.P
Agência: Fields360
CEO: Sidney Campos
Diretora de Operações: Ruskaya Zanini
VP de Criação: Thiago Reis
Diretor de Criação: Juan Sales
Planejamento: Thiago Reis e Marina Ferigolo
Conteúdo Redes Sociais: Bárbara Rocha
Redação: Camila Oliveira, Bárbara Rocha e Rafael Paulino
Direção de Arte: André Garcia e Rafael Lima
Design: Ana Pontes
Arte Final: Márcio Kaloy e Rafael Oliveira
Revisão: Bruna Torinelli
Ilustração: Júlio Klenker
Produção de RTVC: Ozana Andrade e Rodrigo Cavalcante
Produtora de Filme: Lunera
Produtora de Áudio: DaHouse
Direção: Guto Araujo
Diretora de Mídia: Adriana Lopes
Mídia: Raquel Noura, Marco Marques, Dailson Santos e Bárbara Marques
Diretora de Atendimento: Viviane Miranda
Atendimento: Sabrina França
Aprovação: Luiz Rila, Levi Narciso, Eisenhower Bonfim, Juliana Vieira e Marina Morais