Em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, em 28 de junho, o MetrôRio lança a campanha “LGBTI+M”, com mensagens como: “O ‘M’ é de MetrôRio, mas também é de movimento, de mudança, de mais: mais amor, inclusão e respeito” e “A gente transporta orgulho”.
Criada pela Made, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção dos passageiros para o movimento, que é fundamental para a democracia, garantindo os direitos e a igualdade para todas as pessoas. As frases que ressaltam o apoio à luta pelo respeito, valorização da diversidade e inclusão podem ser conferidas nas telas digitais das estações e das composições do sistema metroviário.
Ainda em celebração ao Mês do Orgulho LGBTI+, a concessionária faz ativações na estação General Osório/Ipanema. A grande novidade deste ano é a instalação de um mural de leques “instagramável”, com as cores do arco-íris, no corredor principal da estação para que os clientes do sistema metroviário registrem o momento e ressaltem o apoio à luta pela igualdade de direitos.
Também há um totem de fotos com a mensagem: “Qual é o mood do dia para você celebrar o orgulho? Escolha um leque e descubra!”. A proposta é que os passageiros possam interagir com a campanha e criar conteúdos para compartilhar em suas redes sociais.
O MetrôRio mantém a tradição das “Escadas da Diversidade”, que levam as cores da bandeira, símbolo de luta pelo grupo: a de Del Castilho, na Zona Norte, inaugurada no ano passado; a da estação General Osório/Ipanema (2022) e a da estação Central do Brasil/Centro, a primeira do sistema metroviário, instalada em 2021.
Além das ativações na estação General Osório/Ipanema, o coral Arco-Íris Por Prazer, do Rio de Janeiro, apresenta canções do espetáculo “Siriocra – Show da Diversidade”, que é um chamado à alegria, um ato de coragem e afeto. O grupo convida os clientes do MetrôRio a abraçarem a diversidade em todas as suas cores, memória e um sonho de liberdade. Entre as canções do repertório estão “Força Estranha” (Caetano Veloso), “Indestrutível” (Pabllo Vittar), “Tempos Modernos” (Lulu Santos), “Radar” (Glória Groove), “True Colors” (Cyndi Lauper) e “Nem Luxo Nem Lixo” (Rita Lee e Roberto de Carvalho).
Signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o MetrôRio vem adotando medidas concretas para valorizar e promover cada vez mais a diversidade e a inclusão no ambiente corporativo. Entre as ações, destacam-se o programa de diversidade criado em 2017, baseado nos pilares de equidade de gênero, raça e etnia, LGBTI+ e pessoas com deficiência; a criação do grupo de afinidade Estação Pride; além de ações de sensibilização sobre o tema com as turmas em formação para agentes de segurança, operadores de estação e condutores.
