LATAM Airlines anuncia alteração na liderança do Grupo

Claudia Sender e Jerome Cadier

O Grupo LATAM Airlines informa que Claudia Sender, atual CEO da LATAM Airlines Brasil, a partir de 1º de maio se tornará Vice-Presidente Sênior de Clientes do Grupo e acumulará a presidência da LATAM Brasil. Seus novos desafios consistem na liderança das áreas de marketing, serviços, experiência de clientes e digital para todos os países onde o Grupo opera, além de manter a responsabilidade pelos negócios da LATAM no Brasil.

As operações da LATAM Airlines Brasil serão lideradas por Jerome Cadier, atual Vice-Presidente Sênior de Marketing do Grupo LATAM. Jerome é brasileiro, tem 46 anos e está no Grupo há quatro anos, desenvolvendo suas atividades em Santiago do Chile. Como Vice-Presidente Sênior de Marketing, o executivo foi responsável por todo o processo da proposta de valor da marca LATAM.

Esta movimentação consiste em ajustar a estrutura organizacional do Grupo, tornando-a mais simples e eficiente, para fazer frente ao cenário macroeconômico complexo e a um ambiente de negócio cada vez mais desafiador. A nova organização do Grupo LATAM vai colocar ênfase em quatro grandes áreas: Clientes; Comercial; Operações e Frota; e Finanças, que serão os alicerces para assegurar um crescimento sustentável no longo prazo.

“A empresa está se reorganizando para ter uma estrutura mais alinhada à sua estratégia de negócio, colocando foco onde a companhia quer se diferenciar. Liderar a frente de Clientes terá como base principal um olhar cuidadoso para as reais necessidades e expectativas do nosso passageiro. Essas quatro frentes irão sempre trabalhar em conjunto para cumprir a missão do Grupo LATAM de conectar o passageiro latino-americano com as demais regiões do mundo, oferecendo sempre o melhor serviço, dentro dos mais altos padrões globais de segurança e serviço da aviação”, comenta Claudia Sender.

A executiva complementa: “Estou segura de que esta transição será realizada de forma tranquila, com foco total na continuidade da nossa estratégia de retomada do crescimento no Brasil. Continuarei sendo responsável pelos negócios no Brasil, mas não estarei mais no dia a dia da operação.  O meu colega e parceiro de trabalho, Jerome Cadier, tão presente no nosso cotidiano e responsável por toda a estratégia e implementação da marca LATAM, assumirá a presidência da LATAM Airlines no Brasil. Tenho certeza de que sua gestão será feita com maestria, devido à sua competência singular”, finaliza Sender.

“Voltar para o Brasil e assumir esta posição me confere o desafio de fazer jus a um legado muito positivo e de dar a continuidade a este trabalho liderado pela Claudia”, afirma Jerome.  “Espero entregar a missão que me foi confiada e delegada para manter a excelência de nossos processos e serviços e o contínuo cuidado com os nossos clientes e colaboradores”, diz o executivo.

Mudanças nas diretorias de Marketing e Vendas  

O Grupo também anunciou mudanças na diretoria da LATAM Airlines Brasil. Adriana Gomes e Igor Miranda, membros da diretoria da LATAM Airlines Brasil, passam a ocupar novas funções dentro do Grupo a partir de 2 de maio.

Adriana Gomes, que atualmente ocupa o cargo de diretora de Marketing LATAM Airlines Brasil, assume a diretoria de Branding e Communications do Grupo LATAM. Igor Miranda, atual Diretor de Vendas Indiretas, acumulará a diretoria de Vendas Diretas, Marketing e E-commerce da LATAM Airlines Brasil, concentrando desta forma, ambas diretorias em suas responsabilidades.

Adriana Gomes está na LATAM Airlines Brasil desde abril de 2016, ocupando o cargo de Diretora de Marketing, com responsabilidades nas áreas de E-commerce, LATAM Fidelidade, Experiência do Cliente, Digital, Receitas Adicionais (Ancillary), Comunicação & Marca e Patrocínio. Antes, trabalhou na Nokia, na Monsanto e na Liberty Seguros.

Igor Miranda está na LATAM Airlines Brasil desde 2013 no cargo de Diretor de Vendas Indiretas e responsável por toda estratégia comercial com as agências de turismo do país. Antes, teve passagens pela Alpargatas, Ambev e Nestlé.