Uma das principais avenidas de Teresina foi o palco de uma cena inusitada na última quinta e sexta-feira (5 e 6), no centro da capital. Um orelhão no formato de caju foi colocado no passeio central da Frei Serafim para a ação de divulgação da nova cerveja piauiense.
Sem que os pedestres esperassem, o telefone começou a tocar e quem atendeu ganhou um kit da Berrió – cerveja produzida com caju piauiense que está sendo lançada pela Ambev.
A pegadinha rendeu boas risadas a quem passava pelo local e contou com a participação de quatro humoristas piauienses: Vinicius Karcam, Amauri Jucá, Bia (da banda Bia e os Becks) e Thaís Nega Vaidosa. Do outro lado da linha, humoristas passaram diversos trotes para quem atendesse o B-R-Orelhão. Piadas como: esquiar em Teresina, procurar um bode em plena Frei Serafim, Sauna na capital e até um trocadilho com o “Festival de Inferno”.
Amauri Jucá disse que ligou para que o participante aproveitasse a sombra do orelhão de caju por conta do calor no centro de Teresina. Além de alegria e boas fotos, a ação ainda deu aos ganhadores a chance de degustar a nova cerveja antes de todo mundo. Isso porque quem passou mais de 30 segundos conversando com os humoristas ganhou um kit exclusivo da cerveja Berrió.
A Cervejaria Ambev lançou a nova cerveja oficialmente no Dia do Piauí, em um evento exclusivo para a imprensa. A cerveja Berrió é inspirada na identidade, valores culturais, tradições e costumes do povo piauiense. A bebida, que leva na sua composição o caju produzido no estado, é leve e refrescante – ideal para os dias quentes do Piauí. O nome foi escolhido para lembrar uma expressão típica do Piauí – Berrió – BRÓ – período mais quente do ano no estado.
A AMBEV comprou, na última colheita, 241,7 toneladas de caju, de produtores da agricultura familiar de cinco municípios – Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, Campo Grande do Piauí, Canto do Buriti e Pio IX – por meio da Cooperativa Mista Agroindustrial de Francisco Santos, Cooperativa Mista Agroindustrial de Monsenhor Hipólito, e o Assentamento Nova Esperança de Pio IX.
Atualmente o projeto envolve 1.400 pessoas, entre produtores, colhedores, ajudantes de carregamento e descarregamento e transportadores. Ao todo são mais de 600 famílias impactadas positivamente pela produção local. A expectativa é chegar a 4 mil pessoas até 2025.
Assim como todas as cervejas da Ambev, a Berrió passa rígidos critérios de controle e qualidade. Todo o processo de produção se dá na Cervejaria Teresina. A comercialização da Berrió será exclusiva no Piauí, em garrafas retornáveis e em latas. A previsão é que a cerveja esteja nos principais mercados e restaurantes do estado a partir de dezembro.