Giraffas aposta na comida típica brasileira

O Giraffas, rede multinacional brasileira de restaurantes, lança em maio seu novo posicionamento que norteará a marca nos próximos anos. Com o tema “Gostinho Brasileiro”, desenvolvido em conjunto com a agência Mood, a rede quer mostrar que mesmo comendo fora de casa é possível ter uma experiência que nos leva de volta ao almoço de família, às lembranças como a casa da avó. Tendo como protagonistas o feijão com arroz, feito com carinho e com preço acessível, a rede quer defender o território da comida brasileira.

“O consumidor tem uma relação muito emocional com a comida. A lembrança de um feijão feito em casa é especial para ele, e para nós também. Queremos mostrar que é possível preparar um prato do jeito que o brasileiro gosta, para comer fora, com o mesmo cuidado que ele teria em casa. O cardápio é algo mutável e o nosso desafio está, justamente, em atender os desejos e necessidades de quem escolhe o Giraffas. Buscamos inovar a cada dia, com preços acessíveis e prezando pela qualidade dos nossos produtos”, afirma Ricardo Guerra, diretor de marketing da rede.

Com estreia no último domingo, dia 3 de Maio, a rede apresentou um filme para a TV aberta que simboliza o lançamento do novo posicionamento e reforça a importância da memória afetiva do brasileiro na hora de comer. As iniciativas para levar ao consumidor a experiência do verdadeiro “Gostinho Brasileiro” contemplam desde o ambiente do ponto de venda até o atendimento, levando atributos que estão presentes na vida do brasileiro, como hospitalidade e alegria, para dentro das 400 unidades Giraffas no país. “Queremos mostrar que o Giraffas é uma rede que está preparada para receber a todos, com um sorriso no rosto e produtos de qualidade a preços acessíveis. Para isso, viajamos pelo país para levar essa mensagem a mais de 4 mil funcionários, por meio de treinamentos inspiradores. Nosso presidente, Alexandre Guerra, e eu rodamos o Brasil apresentando o conceito que, na verdade, é feito por eles todos os dias em nossas cozinhas. Antes a nossa equipe precisa acreditar para depois levarmos ao consumidor”, explica Guerra.

O comercial, produzido pela BossaNovaFilms com direção de Alê Lucas e Tiago Soban, abre com um homem em um restaurante Giraffas que, ao provar a comida da rede, instantaneamente começa a relembrar sua infância. É quando, como se a câmera mergulhasse no pensamento do personagem, as cenas mostram imagens de quando ele era criança e chegava em casa após a escola para o almoço preparado pela mãe. O filme reforça códigos de brasilidade e ressalta o feijão com arroz como o prato mais presente na alimentação do brasileiro, além de transmitir a mensagem de que ele pode ser encontrado com a mesma autenticidade e sabor no Giraffas.

“Imaginem que o Giraffas proporciona em sua experiência uma viagem às sensações do passado. É uma jornada a momentos ligados à mesa, como a volta da escola, a relação com a mãe, o churrasco com amigos e o cheirinho do alho e da cebola na cozinha. A comida está ligada a uma memória emocional e sensorial e acreditamos que a experiência de comer no Giraffas, desperta essas lembranças”, afirma Ricardo Guerra.

“Ao longo de 2014, colocamos em prática uma das nossas filosofias de trabalho, a ‘barriga no balcão’. Fomos a campo, pesquisamos, conversamos com os consumidores e identificamos que o Giraffas é a cara do brasileiro. Mais do que isso, todas as refeições da marca, sejam pratos, sanduíches ou sobremesas, têm o verdadeiro sabor brasileiro. Por isso, resolvemos assumir essa verdade e, junto com o cliente, criamos esse posicionamento”, comenta o diretor de atendimento da Mood, Fábio Meneghati.

Esse é o início de uma série de campanhas ligadas a momentos brasileiros ao redor da mesa. A nova campanha, que tem veiculação nacional, conta ainda com um extenso plano de mídia online – incluindo redes sociais -, materiais de ponto de venda e mídia outdoor (essa última com execução regional).

Para assistir ao filme da campanha, acesse: www.youtube.com/watch?v=HxBp5210oC0

Ficha Técnica:
Anunciante: Giraffas
Agência: Mood
Produto: Institucional
VP de Criação: Valdir Bianchi
Diretor de Criação: Felipe Silva
Head of Art: Victor Aragão
Criação: Felipe Silva, Pedro Andrade, Linus Oura e Marco Panizza
RTV: Rita Teofilo e Thiago Campos
Atendimento: Fabio Meneghati, Fernanda Albuquerque e Micaela Molan
Planejamento: Daniel Rios e Fabricio Natoli
Mídia: Eduardo Lellis, Claudio Knupp e Marcio Pederiva
Head of Digital: André Felix
Gerente de Projeto: Rafael Coelho
Planejamento Digital: Rafael Martins
Mídia online: Sabrina Titto e Mariana Costa
Aprovação Cliente: Ricardo Guerra, Fernanda Faria e Nathalia Souza
Fotógrafo: Bruno Pavão
Retoque e finalização Still: Caca Argento
Produção Executiva Still: Thais Possatti
Produtora: BossanovaFilms
Direção: Alê Lucas e Tiago Soban
Diretores de Fotografia:  Walter Carvalho (Produtos) e Fê Oliveira (Filmes)
Diretora de Arte:  Patricia Beatriz Nunes Pereira
Atendimento:  Paula Alves
Diretor Executivo: Eduardo Tibiriça
Montador: Rafael Mesquiara
Finalizadora: Rosana Félix
Produtora de áudio: Comando S
Produtor/Maestro: Equipe Comando S