De acordo com dados do Ministério da Saúde, os casos de HIV aumentaram em 85% sendo, em sua maioria, jovens de 15 a 24 anos. Além da banalização da AIDS, também foi identificado diversas desculpas para não usar camisinha na ‘hora H’, como a suposta falta de prazer, o medo de broxar e a visão da camisinha apenas como um contraceptivo e não um modo de prevenção de HIV, Sífilis e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Pensando nisso, a agência Fields360 escolheu o cantor Gabriel Diniz, autor do hit do verão “O Nome dela é Jenifer”, como embaixador da campanha. Quase onipresente nesta temporada de carnaval, e com grande influência entre os jovens, o cantor vai conversar “de igual para igual”, alertando e conscientizando a população de que, não importa se o nome da pessoa é Jenifer ou qualquer outro, a AIDS é uma realidade no Brasil, ainda não tem cura e pode ser evitada com o uso do preservativo, não dependendo de classe social ou preferência sexual.
Com o conceito “Pare, pense e use camisinha”, o filme mostra Gabriel em uma situação em que qualquer um consegue se imaginar: dialogando consigo próprio, em sua consciência, sobre a necessidade de usar ou não o preservativo.
Além das mídias on e offline, e como carnaval é época de gente na rua, a mensagem também estará na palma da mão do folião por meio de ativações e ações especiais de mobile durante as três principais festas do País, Rio de Janeiro, Salvador e Recife; sempre mostrando que, mesmo com todos os tratamentos antirretrovirais disponíveis, o melhor a fazer é deixar de dar desculpas e optar por utilizar a camisinha.
Assista ao filme da campanha:
Ficha Técnica:
Cliente: Ministério da Saúde – Governo Federal
Título: Pare, pense e use camisinha
Agência: FiELDS360
COO: Ruskaya Zanini
VP de Criação: Thiago Reis
Criação: Redação: Hayre Borges, Rafael Paulino, Lúcio Freitas e Bárbara Rocha
Direção de arte: Athos Bernardo, André Garcia, Juan Sales, Vítor Fubu, Rafael Lima e Natália Bomfim.
Diretor de Planejamento: Mark Cardoso
Diretora de Atendimento: Vivi Miranda
Diretora de Mídia: Adriana Lopes
Diretora de Produção: Ozana Andrade
Atendimento: Sabrina França, Raquel Monzu, Angelo Campos
Mídia: Marco Marques e Raquel Noura
Produção: Rodrigo Cavalcante, Carol Martins, Daniela Crystinne, José Neto, Mary Santos
Revisor: Bruno Cardoso
RTVC: Carol Martins e Daniela Crystinne
Produtoras de Vídeo: Biruta Filmes e Registro Urbano
Produtoras de Áudio: Bafo na nuca e Direct Áudio
Produção Fotográfica: Duda Oliveira // Manipulação de imagem: Ricardo Moreira
Estúdio 3D: Estúdio Ícone