A Friboi anuncia a reestruturação da sua marca e o aumento do portfólio com novas bandeiras. Com os novos títulos Reserva Friboi, Maturatta Friboi, Do Chef Friboi e Angus Friboi, a marca quer atender também consumidores que buscam carnes diferenciadas, além de ao setor de food service.
“Para fazer todas essas mudanças, era necessário conceituar muito bem as marcas e suas respectivas embalagens, com o objetivo de criar uma maior sinergia entre elas e uma maior diferenciação de cada uma e dos seus concorrentes. Com isso, conseguimos fortalecer ainda mais o nome Friboi e aumentar a preferência dos brasileiros pelos produtos da marca”, comenta Maria Eugênia Rocha, gerente executiva de marketing da divisão de Carnes da JBS.
“Além disso, com essa nova divisão de marcas e produtos, criamos espaço para a comercialização de toda a oferta de cortes e conseguimos aproveitar todos os tipos de boi existentes no mercado nacional – cada um com as suas diferentes características e que produzem diferentes matérias-primas”, completa a executiva.
Arquitetado pela SONNE Consultoria, o projeto de reestruturação foi feito ao longo dos últimos 18 meses e culminou em uma nova identidade para o logo Friboi e as demais marcas que passam a compor o portfólio, contemplando plataformas de comunicação e elementos visuais e verbais alinhados aos conceitos e diretrizes estratégicas. “As novas marcas ganharam um redesenho que expressam seu propósito, agregam valor ao produto e estão alinhadas às demandas e tendências de comportamento e consumo dos consumidores atuais e futuros”, explica Maximiliano Tozzini Bavaresco, sócio-diretor da SONNE Consultoria.
Para definir e implementar as mudanças, a SONNE, em conjunto com as equipes de Negócios e de Marketing da JBS, responsáveis pelas marcas Friboi, desenvolveram um extenso projeto de pesquisas de mercado, análise da concorrência, tendências e necessidades não atendidas para, então, construir a definição do posicionamento mercadológico, linguagem, embalagens e proposta de valor, estrategicamente dispostas em uma nova arquitetura para atingir o máximo desempenho no mercado junto a cada um dos públicos de interesse da empresa.
“Com informações reais de mercado e o cruzamento de dados internos da organização, o primeiro passo foi a compreensão do contexto do mercado de carnes no Brasil e no mundo, considerando seus principais players e acumulando conhecimento para embasar qualquer tomada de decisão posterior”, conclui Bavaresco.
A partir da segunda quinzena de abril, as novas marcas estarão disponíveis em varejistas de todo o Brasil.