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LDC cria logo que muda de acordo com a história de cada produto

A LDC lançou nesta terça-feira (22/3) a identidade visual da plataforma digital Origens Brasil, um sistema de rastreamento dos produtos com origem no Xingu, com informações fornecidas pelos próprios produtores do território. Liderado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA) e o Instituto Socioambiental (ISA), a iniciativa permite mais transparência à sociedade das práticas comerciais adotadas pelos indígenas. Entre as informações disponíveis ao consumidor, estão a história, localidade, nome/idade e etnia a que pertence a pessoa que extraiu os produtos, as características do território onde foi produzido, etc.

“Cada produto tem uma origem, uma história diferente dentro do território, e a gente quer contar para o consumidor essas histórias”, explica Patrícia Cota Gomes, coordenadora do Imaflora.

“A LDC criou um sistema de identidade associado à tecnologia de rastreamento do projeto. Para cada produto um logo diferente, para cada logo uma história diferente. Uma marca escaneável, carregada de informações e que muda de acordo com a origem do produto”, diz Eduardo Tallia, head de design da agência.

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Além da identidade visual do Origens Brasil, a LDC foi a responsável também pela criação do nome, estratégia de comunicação e promoção da iniciativa. “O desafio era engajar o consumidor no projeto. Aliamos, então, tecnologia e design para criar uma conexão entre os consumidores dos grandes centros urbanos com comunidades extrativistas do Xingu com a finalidade de valorização desses povos e consequentemente desse território”, afirma Guga Ketzer, presidente da LDC.

Durante três anos, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA) e o Instituto Socioambiental (ISA) estudaram mecanismos que apoiassem a gestão da produção das populações extrativistas e povos indígenas. O Origens Brasil já conta também com o envolvimento de diversas empresas parceiras ligadas ao tema socioambiental e de responsabilidade social coorporativa, entre elas Wickbold, Grupo Pão de Açúcar, Firmenich e Mercur.

“A iniciativa misturava tecnologia, inovação e busca conectar as populações tradicionais e povos indígenas do Xingu com o consumidor. Buscávamos um parceiro que pudesse inovar também na criação da identidade visual e na estratégia de comunicação. A Loducca, hoje LDC, tem sido uma parceira fundamental nestes dois anos de trabalho. Os profissionais da agência abraçaram a iniciativa e têm nos ajudado a construir uma marca consistente e a serviço dos povos da floresta”, avalia Patrícia.

Para conhecer mais sobre o projeto escaneie a marca de qualquer produto com seu celular através de um leitor de QR Code ou acesse www.origensbrasil.org.br e digite o código de um produto (ex. Mel: 5030).

 

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