Um pássaro na entrada de seu ninho representa o elemento central da identidade visual da Forma Legno, nova empresa de móveis planejados em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha.
A marca, desenvolvida pela agência de comunicação Soul Branding e desenhada em Londres (Reino Unido) pelo seu diretor de criação, Tiago Zilli, retirou da capacidade construtiva das aves – como o operário joão-de-barro, que constrói sua própria morada – a ideia para mostrar como os ambientes que as cercam podem ser transformados em espaços duráveis e repletos de personalidade.
As ideias de atemporalidade, personalidade e minimalismo fundamentam os conceitos da marca. Elas estão presentes nas características estéticas de todos os produtos, nos materiais de qualidade utilizados e no tratamento único a cada cliente. “São conceitos presentes na natureza, onde nada é supérfluo e tudo possui função”, diz o diretor de Arte da agência, Mateus Loreto.
Ideias de atemporalidade, personalidade e minimalismo fundamentam os conceitos da marca. Crédito Júlio Soares Ideias de atemporalidade, personalidade e minimalismo fundamentam os conceitos da marca. Crédito Júlio Soares
Os ninhos dos pássaros refletem a resistência e a funcionalidade com design minimalista. São construções inteligentes, criadas com materiais encontrados no meio em que vivem, empregando princípios arquitetônicos como a análise dos fenômenos climáticos e o posicionamento geográfico da sua morada. Para condensar tudo isso, a equipe da Soul Branding trabalhou a logotipia da empresa com curvas e simetria a partir de círculos, desenhando um pássaro e seu ninho. “O pássaro é feito em uma linha só e, por mais que seja feito por círculos, ele ainda é livre e tem sua casa com ele”, diz Loreto.
Construção conceitual
O trabalho da agência durou cerca de dois meses e foi totalmente pensado para um público exigente com um estilo de vida contemporâneo. A proposta sintetizava a qualidade e o design de peças com ótimo custo benefício, de acordo com as percepções dos idealizadores da Forma Legno. As cores definidas, chumbo e vermelho, representam ao mesmo tempo a elegância sóbria dos móveis e o dinamismo da empresa.
Todo o processo de criação da marca foi acompanhado pela Soul Branding. “Participamos da construção para tangibilizar todo sonho em algo físico. O nosso trabalho começou quando a empresa era ainda um embrião. A construção da marca foi um momento norteador, que personificou um sonho, o projeto de seus fundadores”, diz Loreto. Um momento marcante na história de 12 anos da agência, que já desenvolveu e criou mais de 100 marcas.