O baixo rendimento da poupança é abordado em tom de humor em dois comerciais de TV lançados pela corretora Ativa Investimentos. Os vídeos, que fazem parte da campanha “Experimente Mudar”, buscam conscientizar que investir na caderneta não é uma boa ideia, e os números confirmam isso.
Para aportes feitos a partir de 2012, o rendimento anual da caderneta está em 1,4% ao ano, abaixo da expectativa da inflação para 2020, estimada em 4,21% pelo Boletim Focus, o que significa perda de valor real.
Segundo Juliana Figueiredo, Diretora da Ativa Investimentos, o humor foi usado de maneira estratégica para chamar a atenção para um assunto sério. “Apesar do baixo rendimento, a poupança ainda é o tipo de investimento preferido do brasileiro. Como temos uma trajetória sólida de mais de 37 anos no mercado financeiro, acreditamos que é nosso dever fazer a população refletir sobre esse tema. Queremos mostrar que é possível mudar, que existem opções tão seguras quanto a caderneta e mais rentáveis”, explica.
No vídeo “Terapia de Casal”, um homem vestido de dinheiro lamenta que foi abandonado na poupança pela mulher. “Você não quer que eu cresça”, reclama ele. Já no comercial “Reunião dos Antiquados”, um grupo de pessoas confessa atitudes consideradas ultrapassadas. Um deles revela que ainda faz a piada do pavê, outra pessoa diz que manda mensagem de bom dia no “zap”, e todos mostram ter empatia pelos colegas. Porém, quando um deles afirma que ainda investe na poupança, a indignação é geral. “Aí já é demais!”, esbraveja um dos “antiquados”.
Apesar da longa trajetória no mercado financeiro, é a primeira vez que a Ativa lança comerciais de TV. De acordo com Juliana, a corretora quis expandir a comunicação com o grande público porque considera o momento propício. “Mesmo em um ano de crise como este, a Bolsa de Valores vem batendo recordes de novos investidores. Como já vínhamos investindo há um tempo em nossa comunicação e estruturação digital, decidimos acompanhar esse aumento da demanda por investimentos para falar com um público mais amplo e ajudar cada vez mais brasileiros a investirem mais e melhor”, conclui.
Os comerciais da Ativa Investimentos estreiam na última segunda-feira (14/12) na TV fechada (GloboNews) e na internet. Os vídeos, que têm 30 segundos de duração cada, foram produzidos pela mediaLAB. A direção e a produção executiva são de Rodrigo Minguez.
Assista: