quinta-feira, maio 2, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesDove questiona estereótipo criado sobre o corpo da mulher brasileira

Dove questiona estereótipo criado sobre o corpo da mulher brasileira

De acordo com uma pesquisa inédita de Dove, 80% das mulheres brasileiras revelam se sentir incomodadas e desrespeitadas com os estereótipos sobre seus corpos reproduzidos por pessoas em todo o mundo. Como forma de apoio ao combate desta realidade, a marca apresenta a campanha #ReaisMulheresBrasileiras, que questiona a imagem da brasileira, constantemente sexualizada e reduzida a sua aparência, principalmente por turistas estrangeiros. O objetivo da campanha é ampliar o debate, conscientizar e gerar reflexão sobre o tema dentro e fora do País, especialmente no verão, período em que o corpo feminino está em maior destaque. A ação tem início no Carnaval, momento escolhido estrategicamente pela marca por ser a temporada em que o Brasil mais recebe turistas, e vai às ruas para alertar os foliões estrangeiros que visitam o País sobre como determinados comportamentos e falas contribuem para a construção e reforço deste estereótipo.

Idealizada pela Soko, agência criativa de Dove, a iniciativa faz perguntas e provocações relacionadas ao tema ganharem espaço em empenas, aeroportos e pontos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro em diferentes idiomas, como espanhol e inglês, que facilitam a compreensão de turistas de todo o mundo, além de conteúdos nas redes sociais de Dove.

“Os dados percebidos na pesquisa apontam para um cenário alarmante e que dialoga diretamente com tudo o que Dove vem construindo há décadas. É sabido que o estereótipo do corpo brasileiro é um corpo considerado ‘padrão’ e que isso, além de afetar a nossa autoestima, resulta na hiper sexualização da mulher brasileira mundo afora. Nosso objetivo com a campanha é propor uma provocação à reflexão acerca dessa objetificação, especialmente no verão e carnaval, por ser uma época em que a mulher tem seu corpo mais exposto às pressões da sociedade. É dessa forma que Dove busca contribuir para a construção de um mundo onde a beleza deixe de ser fonte de ansiedade e passe a ser uma fonte inesgotável de felicidade e confiança”, afirma Andreza Graner, Diretora de Marketing de Dove.

Nomes como Fernanda Paes Leme, Astrid Fontenelle e Dani Rudz fazem parte do movimento e mostram como os estereótipos as impactam no dia a dia, comentando sobre a importância da conversa no Verão, além de fazerem um convite à transformação. Rafa Brites e Letticia Munniz também entram na conversa, indo às ruas para entender a opinião do público e mostrar na prática como um padrão irreal pode prejudicar a autoestima de meninas e mulheres no País.

“Aqui no Brasil, o Carnaval é um momento em que o mundo está olhando para as mulheres, por isso, decidimos utilizar a força da nossa marca para propor uma campanha corajosa e que questiona o comportamento que oprime os corpos das mulheres do nosso País. Mais uma vez, Dove reforça o seu propósito de marca, para repovoar imaginários e continuar contribuindo para a transformação das estruturas sociais que moldam nossa cultura”, complementa Marianna Ferraz, Gerente de Marketing de Dove.

Diante do estereótipo de que “a brasileira tem um corpo com considerado padrão”, a pesquisa aponta ainda dados entre as brasileiras que costumam usar biquíni quando frequentam praias, piscinas e locais com água:

  • Apenas 15% (ou pouquíssimas) das brasileiras se sentem representadas pelo estereótipo, somente 20% gostam e 19% consideram positiva esta imagem
  • 80% concordam que “essa imagem da mulher brasileira precisa acabar, as mulheres brasileiras são muito mais diversas do que isso”
  • 82% concordam que “essa imagem não representa os vários tipos de corpos da mulher brasileira e os vários tipos de biquíni que usam”
  • 61% concordam que “essa imagem da brasileira impõe um padrão de beleza que é irreal para mim, não corresponde ao meu tipo de corpo”
  • 57% “se sentem desconfortáveis com o que essa imagem da brasileira transmite sobre elas”
  • 57% acreditam que o estereótipo de que “a brasileira tem um corpo considerado padrão, e usa biquíni pequeno tipo fio dental e cortininha” é mais forte no exterior do que no Brasil

FICHA TÉCNICA

SOKO, agência de comunicação

Agência Criativa: SOKO

Fundador e CEO/CCO: Felipe Simi

Co-CEO: Brisa Vicente

CCO: Rafael Ziggy

Diretor Executivo de Criação (ECD): Vinicius Chagas

Head of Design: Marina Cota

Creative Leader: Andy Dutra

Direção de Arte: Izadora Petrovcic, Leticia Kohanoski, Morgana Àvila

Redator: Isadora Correia, Cristina Rioto

Redação (bilíngue): Isadora Correia, Cristina Rioto, Giuliana Combothanassis, Isa Silveira, Debora Repanas, Carolina Teixeira, Candy Ferraz, Gabriela Bianco, Jessica Borges, Joana Barboza, Marcela Sena, Paula Saul

Content Leader: Lilian Farrish

Content: Marina Mattos

COO: Felipe Belinky

VP de Atendimento: Renata Cintra

Head de Atendimento: Verena Neves

Diretora de Grupo de Conta: Juliana Pereira

Diretora de Conta: Renata Franceschi

Atendimento: Gabriela Absy, Louinnie Dandara, Gabriela Amorim

Head de Operações e Produção: Larissa Kubo

Líder de Projetos: Lucas Cardoso

Projetos: Daniele Moura, Tatiane Donatangelo, Pamela Santos, Vitor Mota, Keila Ramalho, Guilherme Rocha, Brenda Colautti

VP de Impacto: Gabriela Rodrigues

VP de Estratégia e Conexões: Ana Cortat

Head de Estratégia e Dados: Mariana Cordeiro

Strategy Group Director: Keid Sammour

Líder de Estratégia: Gabriela Brum

Estrategista: Marianna Guedes

Estrategista: Luciana David

Data Science: Rany Higa

Head de Broadcasting: Fabiane Abel

Broadcast Leader: Fabíola Ribeiro

Broadcast Senior: Bárbara Raffaeli

Broadcasters coordinator: Ana Catharina Bessa

Broadcaster: Daniela Carvalho

 

Gestão, finalização e produção de Motions:

@Estudio_Diprod

 

Produtora Captação Imagens:

D21

Produtor Executivo/Direção: Rodolfo Patrocínio

Diretora: Anahi Gibbons

Diretora Operacional: Tatiane de Paula

Produtor Geral: Jonatan Artur

Produtora: Amanda Lopes de Paula

Produtora: Bianca Reis

Still: Denise Meirelles

Cinegrafista: Hugo Leonardo

Diretor de Fotografia: Luiz Felipe Vieira

Cinegrafista: Vinicius de Souza Nunes

Drone: Hugo Leonardo

Still Pós Produção: Leonardo Xavier

Editor/ Pós Produção: Jorge Lenzy

Ass Edição e Coord Pós Produção: Bárbara Martins

Tons – Assistência de Ilha e Pós- Produção

Cliente (aprovação)

Thais Hagge: VP Beauty & Wellbeing

Poliana Souza; VP de Personal Care

Paula Paiva: Líder de Digital e Mídia

Andreza Graner: Diretora de Marketing

Marianna Ferraz: Gerente de Marketing

Thais Schreiner: Coordenadora de Marketing

Thais Lenharo: Coordenadora de Marketing

Camila Medeiros: Coordenadora de mídia

Tiago Barros: Coordenador de PR

 

Artigos relacionados

Novidades