Deca resgata comercial de 1971 e aborda uso racional da água

Algumas ideias se mostram resistentes ao tempo, ora se tornando clássicos, ora sendo atuais. É o caso da mais recente campanha de Deca, criada pela WMcCann, que resgata uma ideia originalmente criada em 1971 que destacava a preocupação da marca com o uso racional da água, e que acabou se tornando um dos primeiros Leões do Brasil no Festival Internacional de Publicidade de Cannes.

O comercial “Pingo”, o primeiro filme criado por Washington Olivetto, então na Lince Propaganda, e ganhador de Leão de Bronze no mesmo ano, mostra uma torneira pingando em close enquanto o locutor fala sobre o lançamento do sistema de vedação substituível da Deca. Ao final uma mão fecha a torneira e um pingo prestes a cair é sugado de volta pelo metal, enquanto o locutor arremata: “Por isso, se sua torneira Deca estiver vazando, é porque simplesmente esqueceu de fechar”. O acesso ao comercial, filmado por Guga de Oliveira e com fotografia de Walter Carvalho, estava até então restrito aos arquivos do festival de Cannes, uma vez que foi originalmente filmado em 35mm.

Agora a Deca assina a versão 2015 deste mesmo comercial, especificamente restaurado para esse propósito e com roteiro complementar de 45” para se aprofundar sobre o tema do uso racional da água enquanto mostra sua atual linha de produto. Com produção requintada, essa nova introdução contou com direção de Júlio Xavier, direção de fotografia também de Walter Carvalho e conta como trilha sonora com o Prelúdio 15 de Chopin, intitulado A Gota D´Água. O filme completo conta com 1’30” de duração.

No filme atual um ator fala que poupar água, apesar de ser o assunto do momento, sempre foi questão importante para a Deca, fazendo referência ao filme premiado em 1971, mas dizendo que, se o comercial era bom, o produto era melhor ainda. O garoto-propaganda informa então que o mecanismo de vedação que evita vazamentos evoluiu de lá para cá e que desde então a Deca lançou mais de 300 produtos que ajudam na economia de água.

Ao final ele brinca: “A tecnologia avançou, mas a consciência continua a mesma. Por isso, nós podemos mostrar aquele mesmo comercial de 44 anos atrás. Sem mudar nenhum pingo”. Na sequência o comercial Pingo é mostrado na íntegra.

“Além de demonstrar que a Deca se preocupava com os recursos hídricos muito antes de isso virar manchete, o resgate desse filme trata da importância de cuidarmos dos clássicos da propaganda brasileira com o devido respeito, permitindo que as pessoas tenham acesso ao que foi feito de bom ao longo da história da nossa atividade”, pondera Olivetto, chairman da WMcCann.

Para assistir ao filme, acesse: www.youtube.com/watch?v=8a4TAViYDKU.

Ficha Técnica: PINGO 1971

Agência: Lince Propaganda
Cliente: Deca
Produto: Economizadores
Nome da campanha: Pingo 1971
Produtora: Blimp
Diretor: Guga de Oliveira
Diretor de Fotografia: Walter Carvalho
Locutor: Neville de Almeida

 

Ficha Técnica: PINGO 2015

Agência: WMcCann
Cliente: Deca
Produto: Economizadores
Nome da campanha: Pingo 2015
CCO: Washington Olivetto
Direção de criação: Sérgio Franco
Redação: Ronaldo Ferreira e Sérgio Franco
Direção de Arte: Ricardo Velloso
Atendimento: Maximiliano Lacerda, Roberta Julianelli, Murilo Candelot
Mídia: Ana Beatriz Martini, Viviane Vela, Giovanna Novaes e Andrea Caldeira
Social Media: Rosângela Santana, Alex Ferreira, Rafaela Sgariboldi
VP de Produção: Marcelo Hack
RTV:  Regina Knapp/ Natalia Soares
Produtora do filme:  BossaNovaFilms
Diretor: Julio Xavier
Diretor de Fotografia: Walter Carvalho
Atendimento: Priscila Miranda / Natalia Pinheiro
Editor: Rafael Mesquiara
Pós-produção: Equipe BossaNovaFilms / Rosana Felix
Produtora de Som: YBMusic
Trilha: YBMusic
Diretora Nacional de Operações: Vera Dreckmann
Tráfego de Criação: Maria Oliveira
Gerente de Projeto: Margaret Siewerdt, Thamiris Bessani
Aprovação pelo cliente: Raul Penteado, Bruno Antonaccio, Flávia Lucas de Lima