O Waze, aplicativo de navegação gratuito e em tempo real com crowdsourcing, fez uma análise dos dados de utilização do app no Carnaval de 2016, para saber como, onde e quando os milhões de usuários aproveitam o feriado.
Em algumas regiões do país, as festas começam um pouco antes, mas os dados contemplam a partir da sexta-feira que antecede oficialmente o Carnaval, registrando corridas para aeroportos e rodoviárias, onde geralmente as pessoas estão indo viajar. Mas, há também quem tira o carro da garagem, reúne os amigos e a família e pega a estrada, o que representou um aumento de 34% de quilômetros percorridos pelos usuários, comparado às rotas tradicionais.
Sábado, por exemplo, foi o dia de chegar aos hotéis, e domingo ainda teve movimento para o mesmo destino. Terça e quarta são os dias em que, oficialmente, a folia termina, e os dados do Waze apontam aumento no deslocamento de usuários para rodoviárias, postos de combustíveis e aeroportos.
Para muitos foliões, a praia é o destino favorito para curtir o feriado de Carnaval. E, em 2016 não foi diferente: o Waze revelou crescimento de 373% nas viagens diárias às praias.
Outro destaque da análise é o aumento das navegações para academias e locais de práticas de atividades físicas após o feriado.
Esse comportamento antes, durante e após o feriado de Carnaval mostra às marcas de diferentes segmentos a importância de investir em ações e publicidades, atendendo à necessidade dos foliões e aproveitando para ganhar com o engajamento da marca e fidelização de novos consumidores.