sexta-feira, janeiro 16, 2026
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesCuritiba expõe “A moto mais mortal do mundo”

Curitiba expõe “A moto mais mortal do mundo”

Como forma especial de chamar a atenção sobre a violência no trânsito, a Prefeitura de Curitiba inicia uma campanha que visa não só conscientizar a população, como também reverter a recente alta nos índices de acidentes de moto na cidade – em média, 19 por dia. Para isso, ela apresenta ao público um lançamento inusitado: “A moto mais mortal do mundo”.

Criada em parceria com a agência Tif, a iniciativa levou à concepção de uma moto de verdade, construída a partir de peças e pedaços que sobraram de 12 outras motos, cada uma delas envolvida em um acidente com vítimas fatais na cidade. O veículo é o ponto de partida da campanha, que apresenta as histórias por trás de cada perda e reforça a importância da segurança e da prudência no trânsito.

O filme principal apresenta a moto “especial” com uma narrativa típica de comerciais de lançamento. Porém, na sequência, ele acaba revelando que aquele exemplar único carrega, na verdade, diversas histórias tristes, junto a informações para alertar a população sobre essa realidade. Ao final, a assinatura “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, alinhada com a campanha promovida pela SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) federal, completa o recado.

Para amplificar a conversa e o impacto da mensagem, a moto real percorrerá diversos locais de Curitiba nos próximos meses, em exposição itinerante que tem início nesta nesta quinta-feira (15), no Memorial de Curitiba, e poderá ser acompanhada também pelos canais da Prefeitura. A campanha traz ainda uma série de conteúdos para redes sociais que contam as histórias por trás das peças que levaram à construção da moto mais mortal do mundo, com entrevistas de parentes de algumas das vítimas fatais a fim de relembrar as vidas perdidas e conscientizar a sociedade.

“Os acidentes de moto têm causas diferentes, mas a imprudência ainda aparece com frequência nos dados e nas histórias que se repetem. A comunicação pública precisa ter coragem de tocar nesse ponto. Essa campanha nasce desse olhar atento sobre a realidade e transforma situações que poderiam terminar em tragédia em um alerta direto, verdadeiro e necessário”, afirma Marc Sousa, secretário da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba.

“Não estamos falando só de uma campanha, mas de um movimento importante, que carrega muitas histórias e significado. A moto é, literalmente, feita de histórias interrompidas. Com ela, encontramos uma forma diferente de chamar a atenção, materializando a fragilidade da vida, ao mesmo tempo em que fazemos uma homenagem às vítimas e passamos um recado contundente à população”, explica Waldemar Segundo, diretor de criação da Tif.

Ficha técnica:

Criação: Waldemar Segundo, Allan Falcone, Gilson Genez, João Biazetto, Hiago Cambiaghi, Lucas Alves, Alexandre Ribeiro
Diretor de criação: Waldemar Segundo
Atendimento: Hellen Rasini, Thaís Gnatta, Cícero Rohr, Daniela Andres
Produção: Melissa Sharon, Thaís Domingues
Mídia: Amanda Strano, Luciana Stellfeld
Aprovação pelo cliente: Rafaela Coradin, Marc Sousa, Melissa Puertas Sampaio
Produção de vídeo: Catalunia
Produção de som: Canja

Artigos relacionados

Novidades