Corinthians amplia propostas de ativação no universo digital

As redes sociais corinthianas somam mais de 21 milhões de seguidores. Esse espaço, ponto de encontro entre o torcedor do Timão e o Corinthians, oferece diversas possibilidades de engajamento e awareness para o time e, ainda, às marcas que o apoiam. Para explicar esse novo momento, chamado de “Corinthians Digital”, o clube reuniu seus patrocinadores na quarta-feira, 20 de março, em um evento que também apresentou o Loucos Por Pontos.

O time investe em tecnologia para buscar mais interação e aumentar o retorno das ativações do clube e seus investidores. Para Tiago Oliveira, diretor de comunicação do Corinthians, “o desafio é promover experiências que se transformem em conteúdos e conteúdos que gerem negócios.”

O Loucos Por Pontos, programa de fidelidade do Corinthians, é uma das ferramentas com essa competência. Para engajar usuários, se baseia em dados do neuromarketing, ciência que estuda a essência do comportamento do consumidor e diz que 80% das decisões tomadas pelas pessoas são de apelo emocional.

A plataforma permite ações estratégicas para o patrocinador, enquanto possibilita que o torcedor tenha acesso a vivências únicas e produtos intangíveis. Tudo por meio de pontos, moeda usada para alcançar as recompensas do Loucos Por Pontos, adquirida por compras em parceiros comerciais, compra direta e desafios sobre a história corinthiana disponíveis no site. Toda a Fiel Torcida pode fazer o cadastro no programa, que é gratuito e tem mais vantagens para o Fiel Torcedor.

O patrocinador define seu objetivo, que pode ser o aumento de vendas, do ticket médio ou algo que queira alcançar de acordo com o produto que oferece. “Por exemplo, uma escola de idiomas visa matricular certo número de alunos. Nessa suposição, definimos em conjunto que o corinthiano ganhará 100 pontos na plataforma ao fazer sua matrícula. Estes poderão ser trocados por recompensas de valores inestimáveis para quem é torcedor. Seria uma ação com custo baixo, que pode ser customizada 100% e mensurada a curto prazo”, explica Ricardo Ramires, diretor de novos negócios do Banco de Pontos Fidelidade (BPF), empresa que administra o Loucos Por Pontos.

A plataforma, lançada em setembro de 2018, conta com uma equipe de curadoria que atua junto ao marketing do Corinthians para planejar e oferecer os melhores benefícios para a Fiel Torcida.

O Corinthians fala sobre uma fase de pré-consolidação de um ambiente hiper tecnológico no clube. Oliveira apresentou o Loko da Fiel, personagem virtual que utiliza o IBM Watson para se relacionar com os torcedores, responsável por interagir e armazenar todas as informações comportamentais dos usuários para posterior análise e segmentação. E a TV Corinthians que possui 93 mil usuários cadastrados.

Oliveira enfatizou o engajamento dos milhares de corinthianos nas redes sociais do time, e o quanto os conteúdos produzidos nas ativações de marketing podem ser ainda mais inovadores e relevantes, pensados exatamente para cada uma das marcas interessadas.

Desde o ano passado, o clube monitora em tempo real o que é comentado no Twitter e Facebook pelos torcedores em uma “War Room”. “Essas publicações são catalogadas e classificadas em sentimentos que se tornam relatórios e análises que ajudam o clube a ser mais assertivo, se comunicar melhor e atrair receitas”, finaliza.