Coca-Cola cria Máquina da Gratidão

Se você pudesse agradecer alguém realmente importante de uma forma inusitada, como seria?  O desafio levou a Coca-Cola e a J. Walter Thompson a criarem a Máquina da Gratidão, uma vending machine às avessas. Ao invés de a pessoa retirar uma Coca-Cola do equipamento, ela vai comprar a garrafa, gravar um vídeo especial de agradecimento e presentear uma pessoa querida.

A mecânica de funcionamento é simples. O consumidor escolhe uma das três versões da garrafa de alumínio comemorativa com imagem do famoso urso da Coca-Cola – Coca-Cola regular, Coca-Cola Zero e Coca-Cola com Stevia e 50% menos açúcares – e deposita no equipamento para começar a interação. A partir daí, o consumidor escolhe a quem vai presentar e grava o vídeo personalizado com vários filtros especiais de Natal. Para amplificar ainda mais a campanha, os vídeos poderão ser compartilhados nas redes sociais, integrando a ação nos pontos de venda com o meio digital.

Dez máquinas foram instaladas em lojas AM/PM dos Postos Ipiranga, em unidades da rede Carrefour e da rede Pão de Açúcar. Elas também serão levadas à shoppings centers em São Paulo.

A ação chegará também à televisão. A Máquina da Gratidão estará nos programas comandados por alguns dos principais apresentadores do país, como Luciano Huck, Rodrigo Faro, Marcelo Adnet e Fábio Porchat. Em seus programas, eles vão demonstrar como funciona, tendo também a participação do público.

Ao produzir as máquinas, cada detalhe foi levado em conta, como o acesso para pessoas com deficiência, além de um controle para adequação das câmeras de acordo com a altura do usuário. “Buscamos inovar criando um projeto de design”, disse Gustavo Lacerda, diretor de criação da J. Walter Thompson. Gustavo e Nacho Mendiola, também diretor de criação da J. Walter Thompson, lideraram o desenvolvimento da campanha. O processo contou com uma equipe multidisplinar, que teve de consultoria de design a especialistas em user experience, além de um time de arquitetos. O objetivo era garantir um produto que proporcionasse uma experiência amigável e pudesse ser produzido em escala. “Construímos uma Máquina com longevidade que poderá ser usada em outras oportunidades, além da campanha de Natal”, completa Nacho.

Para assistir ao vídeo da campanha, acesse: https://youtu.be/-yBUi6JmCUc

FICHA TÉCNICA:
Cliente: Coca-Cola
Produto: Institucional
Campanha: Natal 2016
Agência: J. Walter Thompson
Título: Máquina da Gratidão
CCOs: Ricardo John, Rodrigo Grau
ECD: Humberto Fernandez
Diretor de Criação: Gustavo de Lacerda, Nacho Mendiola
Direção de Arte: Caio Gandolfi, Pedro Ricci, Pablo Lobo
Redação: Diego Ferrite, Marcel Ares
Consultoria de Design: Rodrigo Maia
Direção e Produção de RTV: Marcia Lacaze
Gerente de projeto / Producer: Thiago Segundo, Daniel Rybak, Luciano Vilela
Atendimento: Felipe Giacon, Stefano Paduan
Mídia: João Dabbur, Camila Bertoli, Stella Lopes, Beatriz Guerzoni, Ligia Mattos, Juliana Magalhães
Planejamento: Gisele Bambace
Head of Digital: Maísa Delgado
Produção Digital / Creative Technologist: Sérgio Costa
Produtora de tecnologia: Índice.in
Agência técnica: CWI Software
Arquitetura de informação: Try e Índice.in
Aprovação do Cliente: Adriana Knackfuss, Marcelo Pascoa, Bianca Rosenberg, Vinicius Limoeiro, Erika Wolthers, Clara Castro, Carla