domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesCentro Cultural Banco do Brasil recebe festival “Assim Vivemos”

Centro Cultural Banco do Brasil recebe festival “Assim Vivemos”

A 9ª edição do “Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência” conta com 38 produções entre curtas, médias e longas-metragens de 20 países foram selecionadas para integrar a programação do festival.

Confirmado para os meses de outubro e de novembro, o evento ocupará as sedes do Centro Cultural Banco do Brasil nas seguintes datas:  São Paulo (2 a 14 de outubro), Rio de Janeiro (23 de outubro a 4 de novembro) e Brasília (12 a 24 de novembro).

Além da exibição de filmes, serão promovidos quatro debates em cada cidade. Toda a programação tem entrada franca. A realização é do Centro Cultural do Banco do Brasil, patrocínio do Banco do Brasil e do Ministério da Cidadania, com produção da Cinema Falado Produções.

“Estamos muito felizes ao anunciar mais uma edição do festival. Selecionamos filmes que formam um painel rico e plural das questões mais atuais das pessoas com deficiência em diferentes culturas. As produções refletem uma nova condição das pessoas com deficiência, que hoje recebem mais atenção da mídia e da sociedade. Mesmo nos filmes vindos de países com estrutura social mais precária, podemos notar que as pessoas com deficiência estão conquistando mais visibilidade e mostrando que batalhar pela inclusão é fundamental para a garantia da cidadania no mundo todo”, comenta Lara Pozzobon, uma das curadoras do festival.

O “Assim Vivemos” é o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas inclusivas nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates). As sedes dos CCBBs são acessíveis para pessoas cadeirantes ou com mobilidade reduzida.

Serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades. Os membros do júri são pessoas com deficiência, artistas e profissionais ligados ao tema e, em cada edição, o júri cria novas categorias de prêmios, a fim de destacar as qualidades específicas dos filmes premiados. O troféu foi criado pela artista cega Virginia Vendramini. A direção geral do “Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência” é de Graciela Pozzobon.

Artigos relacionados

Novidades