Para levar o público a refletir sobre possíveis soluções para alimentar 10 bilhões de pessoas, número estimado da população mundial daqui a 30 anos, a exposição PRATODOMUNDO – Comida para 10 bilhões será inaugurada no dia 12, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). Com o apoio do Grupo Carrefour, a exposição apresentará intervenções artísticas que debatem temas importantes como diversidade na produção, respeito ao meio ambiente e qualidade nutricional.
Com duração de seis meses, a exposição quer instigar o público a pensar em questões que impõem desafios à alimentação adequada para todo o planeta nas próximas três décadas, como as mudanças climáticas, a redução da biodiversidade, a distribuição desigual dos alimentos, além da fome e obesidade extrema. O tema escolhido pelo Museu do Amanhã vai de encontro com a nova ambição do Grupo Carrefour em todo o mundo, onde lidera movimento para ampliar o acesso dos consumidores alimentos de qualidade produzidos de maneira sustentável.
“Em uma época em que os métodos de produção atingiram seus limites, a qualidade e origem dos alimentos se tornaram um problema global, com fortes indicadores de que os hábitos atuais estão impactando o clima e a nossa saúde. Para agir rapidamente, engajando produtores e consumidores, o Carrefour lançou o movimento Act For Food, que direciona ações e investimentos para permitir que seus clientes tenham acesso a alimentos de maior qualidade, seguros, produzidos com responsabilidade socioambiental e a preços justos”, destaca Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil. “Ao lado do Museu do Amanhã, propomos uma discussão sobre o futuro da alimentação, novos caminhos que podem ser transformados pelas nossas atitudes”, completa.
Com 650 m² e uma narrativa linear, a exposição será dividida em cinco grandes áreas, que propõem a discussão sobre a relação dos hábitos de consumo com a perda de agrobiodiversidade, novas fronteiras agrícolas, tecnologia na produção de alimentos, alternativas à atual dieta global e os desafios na alimentação de um planeta superpopuloso.
Segundo o diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil, Paulo Pianez, o patrocínio à exposição é uma forma de contribuir com o debate sobre o futuro dos alimentos. “O varejo tem a oportunidade de mobilizar toda a cadeia, como um importante elo entre produtores e o consumidor. Ao contribuir com o debate sobre o futuro dos alimentos, levamos ainda mais informação para que o consumidor possa fazer as melhores escolhas. Para isso, ampliamos cada vez mais o sortimento de alimentos saudáveis e de qualidade, trabalhando ainda para que, com maior escala, os preços sejam cada vez mais justos”, ressalta Paulo.
“A exposição permite a todos olhar ainda mais para o futuro, a fim de explorar as oportunidades para enfrentar os próximos desafios da humanidade a partir da inovação e da sustentabilidade. Com isso, plantamos uma poderosa semente no país com a certeza de que, juntos, podemos transformar a maneira pela qual nos alimentamos.”
Serviço:
PRATODOMUNDO – Comida para 10 bilhões
Data: de 12/04 a 20/10/2019
Local: Museu do Amanhã
Endereço: Praça Mauá, 1, Centro, Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Às terças-feiras a entrada é gratuita.
Informações: museudoamanha.org.br