Campanha de digitalização da CPFL Energia levou cabine de teletransporte aos clientes

Diante do desafio de desmistificar o uso dos canais digitais de atendimento para clientes de todas as idades e perfis sociais, a CPFL Energia lançou uma extensa campanha. De forma didática e divertida, a empresa quer mostrar para todos os moradores da sua área de atuação que é fácil e rápido utilizar o site e o aplicativo da empresa para fazer qualquer tipo de solicitação. Tudo isso com a ajuda de um personagem animado, carismático e brincalhão, o Professor Energia, criado exclusivamente para o projeto.

Durante o lançamento do projeto os clientes contaram com uma experiência interativa e aberta para toda a população – uma cabine de teletransporte instalada na Praça Rui Barbosa, em Campinas, cidade sede do grupo CPFL. No espaço, a população pode interagir virtualmente com o Professor Energia em uma instalação audiovisual que misturava vídeo, som, luzes, vibrações e fumaça. Além de ter um primeiro contato com o personagem, quem participou ganhou brindes exclusivos da empresa.

O objetivo da campanha, criada pelo b2biz, a área de B2B Marketing da F.biz, é ampliar a adesão dos clientes aos canais digitais, que facilitam o atendimento a quem precisa entrar em contato com a CPFL Energia e tornam mais eficiente a gestão das solicitações por parte das distribuidoras. O Professor Energia protagoniza uma série de vídeos que são publicados nas redes sociais da empresa e uma extensa lista de ativações em mídia online e offline, que se estendem até o final do ano. As ações abrangem desde spots de rádio, outdoors até notificações para quem já usa o aplicativo.

Antes da inauguração, o influenciador Nattan Paiva e as microinfluenciadoras Ana Claudia e Paula Palhares foram contratados para participar de uma ativação em que, diante da cabine coberta por um pano preto, chamavam os moradores da cidade para que comparecessem no local no dia marcado. As redes sociais da companhia também foram utilizadas para criar o suspense, com publicações que apontavam para a nova parceria do grupo com o Professor Energia.

“Os atendimentos da CPFL Energia pelos canais digitais crescem a cada ano e queremos que se tornem parte do dia a dia dos nossos clientes. Adotamos uma estratégia de divulgação regional que fosse ao mesmo tempo didática e atraísse o interesse da população”, explica Juliana Nunes, Diretora de Comunicação Empresarial e Marca Institucional da CPFL Energia.

Para Lara Magalhães, diretora de Grupo de Contas do b2biz, “exploramos o humor com a finalidade de nos aproximar mais do público e assim, aumentar a utilização do aplicativo e dos canais digitais da CPFL”.  Lara ainda diz que “a chave de sucesso da campanha foi trazer um personagem que despertasse o interesse do público. E a ideia do Professor Energia é justamente que as pessoas se sintam à vontade para aprender”.

Veja:

Ficha Técnica:

Título: CPFL – Digitalização – Prof Energia
Anunciante: CPFL Energia
Produto: Digitalização
Agência: F.biz
CCO: Adriano Alarcon
Diretor de Criação: Vinicius Bandeira
Diretora de Conteúdo: Fernanda Fontes
Diretor de Arte: Marcelo Guimarães
Redator: Paulo Cabral
Conteúdo: Carolina Monterisi e Alcides Junior
RTVC/ Artbuyer: Eduarda Corcino
Motion: Fernão de Castro
Cenografia: Cuka Criativa: Miller OS e Daniel Beretta
Arte final e Sistema: Ricardo Martinelli e Elton Santos
Produção Gráfica: Paulo Carmo e Jorge Gaglioni
CSO: Renata d’Ávila
Planejamento: Luis Zaquera
Mídia: Thalita Feba, Natalia Silvestre e Felipe Lorenzetti
BI/ Analyticz: Diego Santos
CBO: Juliana Vilhena Nascimento
Negócios: Lara Magalhães, Marilia Marchi e Jeane Mellone
Produtora: Cosme Filmes
Direção: Crista Creators
Produção Executiva: Gabriel De Moura
Atendimento Produtora: Vanessa Silva
Dir. de Fotografia: Adriano Vanni
Montagem: Thiago Alves
Finalização: Thiago Alves
Pós-Produção: Thiago Cunha
Produtora/Som: Kalangus
Atendimento Produtora de Som: Lucas Uellendahl
Produção/ Som: Quincas, Lucas Uellendahl
Locução: Ronaldo Liano