Na última quinta-feira (20), a loja da Bayard no shopping Ibirapuera chamou a atenção de quem passava por lá ao expor os produtos usando “paramanequins”, modelos personalizados para retratar deficiências de paratletas. Do lado de dentro, o clima era de comemoração, já que ali ocorria uma homenagem ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, que será celebrado no dia 22 de setembro, próximo sábado.
O evento contou com a presença dos medalhistas Silvania Oliveira, Yohansson do Nascimento e Vinícius Rodrigues, e integrou uma série de ações promovidas pela Braskem – patrocinadora do paratletismo brasileiro – e a Bayard, com idealização da agência Africa. Até o final do mês, a identidade visual da campanha “Paixões Contadas em Recordes” ficará exposta. A iniciativa faz parte das ativações da Braskem em setembro, que são inspiradas nas conquistas de diversos paratletas, a paixão pelo esporte e a bela história que eles têm feito em competições ao redor do mundo.
Impactados pela campanha, os três competidores se emocionaram e elogiaram a ação. Silvania, que ganhou o ouro no salto em distância na Paralimpíada do Rio 2016 na categoria T11 (para atletas cegas) conta que a campanha é muito importante para demonstrar que todos podem encarar seus desafios. “A exposição dos manequins ao lado dos cartazes com os recordes que atingimos faz com que as pessoas pensem que é possível atingir todos os seus objetivos”, conta.
Yohansson, que levou o ouro em Londres 2012 na classe T45, para amputados ou deficiência nos membros superiores, conta que quando começou a praticar esporte em 2005 nunca imaginou que um dia os atletas paralímpicos teriam tanta visibilidade como têm hoje. Já Vinícius entende que a ação traz mais fãs para o esporte. “Desde os Jogos do Rio estamos recebendo cada vez mais abertura. Conforme o tempo passa, esta barreira entre o atleta olímpico e o paralímpico vai até deixar de existir”, complementa o recordista das américas nos 100 metros, com 12,14 segundos.
A Braskem patrocina o Paratletismo Brasileiro desde 2015 e acredita que o apoio ao esporte paralímpico reforça a sua crença de que a química e o plástico melhoram a vida das pessoas. No paratletismo brasileiro, o plástico tem uma aplicação efetiva, já que está presente na composição das próteses, tornando-as mais leves, confortáveis às pernas dos atletas e aumentando sua performance. O patrocínio apoia mais de 40 esportistas diferentes, nas provas de pista e de campo.
Ficha Técnica:
Título: Paixões Contadas em Recordes
Agência: Africa
Anunciante: Braskem
Produto: Paratletas
CCO: Sergio Gordilho
Direção de Criação: Sibely Silveira / Samir Mesquita
Criação: Fernanda Machado / Leonardo Azevedo / Daniel Neme / Fabio Has
Projetos Especiais: Monique Lima / Juliana Mendonça
Atendimento: Marcio Santoro / Paula Coelho / Mariana Ferreira / Bruna Romano / Vivianne Santos
Mídia: Luis Fernando Vieira / Francisco Custódio / Raphaella Araujo / Norberto Ioavasso
Planejamento: Rodrigo Maroni / Victor Amos / Isabella Ayub
Produção Agência: Rodrigo Ferrari / Patrícia Mellito / Valdir Santos
Produtora de Imagem: Piloto
Direção: Daniel Soro e Alexandre Chalabi
Produção executiva: Natalia Souza
Coordenação de produção: Mariana Guerra / Carol Soares
Atendimento: Regina Knapp / Roberta Frederico/ Ariane Esteves
Diretor de Fotografia: Camila Cornelsen
Montagem: Ed Mandu
Finalizador: Ed Andrade
Coordenação de Pós Produção: Antonela Castro
Pós Produção: Piloto
Designer: Renato Forster
Animação: Adams Carvalho / Natalia Farias / Gabriel Camelo / Bernardo Vaz / Derek Denis
Produtora/som: Antfood
Atendimento/som: Renato Castro / Christiane Rachel
Maestro/Produção: Lourenço Schmidt / Vinicius Nunes
Locutor: Pedro Curvello
Cliente: Marcelo Arantes / Claudia Bocciardi / Ana Laura Sivieri / Ana Luiza Leite / Claudia Fontana