Ser chamado de gamer não costumava ter um tom positivo e, em alguns casos, era considerado algo pejorativo. O que parecia ser brincadeira firmou-se como profissão e ramo de negócio bem-sucedido. Para dar visibilidade a esse universo, a AOC lança a campanha digital “Eu sou um gamer”, para que os atletas profissionais de e-Sports possam soltar a voz e falar com orgulho sobre o seu trabalho. A marca assina uma campanha em vídeo no estilo manifesto protagonizada por alguns dos principais nomes do universo gamer no Brasil. A ação foi idealizada pela Today, agência de publicidade da marca, e será veiculada no Facebook e YouTube da AOC, além das redes sociais dos protagonistas da campanha, a partir de 19 de maio.
O manifesto conta com a participação dos atletas de e-Sports Kamikat e Zigueira (ambos da equipe Pain Gaming) e de Paola Buzz, youtuber que produz gameplays – vídeos que explicam como o game pode ser jogado. “Aproveitamos que a AOC lançou a sua primeira linha de monitores gamer para também trazer mais voz às pessoas que consomem este tipo de produto, investindo forte em uma campanha digital”, afirma Luis Bianchi, gerente de marketing da TPV, empresa responsável pelos monitores e TVs da AOC.
Dados recentes apontam que um em cada quatro brasileiros afirmam jogar games. De acordo com a Associação Brasileira de Games (Abragames), nos últimos cinco anos, esse segmento da indústria brasileira cresceu a taxas entre 9% e 15%.
“Este é um mercado que movimenta muitas pessoas e altos investimentos. Nada mais justo do que os gamers, verdadeiros responsáveis por isso, tenham o reconhecimento que merecem”, diz Galileu Nogueira, coordenador de marketing da TPV. “Nosso vídeo cria um ar de adrenalina, que é o que os jogadores buscam nos jogos, além de mostrar toda a seriedade necessária para atingir o sucesso neste meio”, conclui.
A produção conta com efeitos de câmera e luminosidade que se encaixam no estilo de trabalho de cada um dos protagonistas (estratégia, tiro, etc.). Frases gravadas em off se misturam com cenas dos jogadores demonstrando esforço e dedicação em suas atividades.
“Nosso maior objetivo é mostrar a importância desse segmento, ainda mais no Brasil, que é um mercado ascendente e que cresce exponencialmente a cada ano que passa. Desejamos provar que ser gamer é um trabalho bastante profissional e que existe uma equipe por trás dos atletas. Temos uma comissão técnica, psicólogos e analistas, por exemplo”, afirma Kamikat, atleta do time de League of Legends da equipe profissional Pain Gaming, além de um dos participantes da campanha. O jogador é um dos atuais campeões brasileiros e disputou o último campeonato mundial representando o país.
“A campanha pretende acabar com alguns estigmas equivocadamente relacionados a esse público. Ser gamer é algo sério e que exige muita dedicação e suor. Alguns dos principais atletas de e-Sports do país protagonizam o filme e representam as vozes de milhares de jogadores de todo o país”, analisa Adilson Batista, sócio e fundador da Today. “Quisemos realmente fazer um manifesto. Escolhemos cuidadosamente as frases atribuídas a cada gamer, para que seus fãs e os jogadores amadores se identifiquem com a causa, se engajem replicando esse conteúdo e, sobretudo, reconheçam a marca como uma grande entendedora de seu universo”, completa Elisa Gorgatti, sócia e diretora de criação da agência.
Além do vídeo manifesto, a marca contará com uma websérie de três capítulos que mostrarão os bastidores do mundo profissional de e-Sports, com os personagens: Kamikat (atleta – primeiro episódio), MiT (treinador – segundo episódio), Paada (empresário – segundo episódio) e Paola Buzz (YouTuber – terceiro episódio). Os três primeiros fazem parte da Pain Gaming, maior time de esportes eletrônicos do país, enquanto a última possui mais de 180 mil inscritos no seu canal do YouTube. Eles irão compartilhar seus cotidianos, experiências e perspectivas para o cenário para o futuro. A websérie vai iniciar em junho e se encerrar em julho de 2016, com vídeos quinzenais.