Para fazer uma alerta baseado no debate gerado em todo o Brasil sobre a violência contra a mulher, o Centro de Integração da Mulher (CIM), que oferece atendimento social, jurídico e psicológico às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, veiculará nesse final de semana um anúncio interativo na edição para tablets do jornal O Globo e da revista Veja desse sábado (26).
Desenvolvido pela agência Mood, a peça aproveita a forma como o leitor folheia revistas e manuseia o próprio aparelho para ressaltar que as mulheres não deveriam ser abordadas nem com um simples toque. Motivada pelo debate gerado em torno da recente pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que revelou que 26% dos brasileiros acredita que a maneira como uma mulher se veste justifica o assédio sexual, a entidade levanta uma nova questão que é o tema do anúncio: a violência contra a mulher pode ser caracterizada por atitudes muito mais simples, como um gesto, uma palavra ou uma invasão de privacidade.
Durante a leitura, os usuários de tablets vão se deparar com um suposto anúncio de moda, com tudo que o costuma compor: uma modelo vestindo uma peça bonita e atual e, ao lado, um texto alusivo a uma nova coleção de roupas. Ao tocar a tela para passar para a próxima página, o leitor terá uma surpresa. A mulher, até então estática, vai se assustar e gritar, como se um estranho encostasse em seu corpo. É quando a seguinte mensagem aparece na tela: “Um simples toque já é violência”.
Para seguir com a leitura, os usuários deverão demonstrar respeito e não tocar a modelo. Só será possível continuar passando o dedo em qualquer outra região da tela, exceto a imagem mulher. Caso contrário, todo o processo se repetirá. A Sagaz Filmes assina a produção e a edição do vídeo. Já a programação do anúncio é da The Goodfellas.
Ficha Técnica:
Cliente: CIM Mulher
Agência: Mood
Título: The Touch-Scream Ad
VP Criação: Valdir Bianchi
Head de Convergência: André Felix
Criação: André Felix, Bruno Brasileiro e Ricardo “Brad” Correia
Atendimento: Augusto Cruz Neto, Andrei Sanches Croisfelt, Fábio Meneghati e Olavo Fleury
Aprovação do cliente: Cintia de Almeida
Mídia: Eduardo Lellis, Andressa Meca e Aline Castro
Planejamento: Daniel Rios
RTV: Rita Teofilo e Thiago Campos
Produtora de vídeo: Sagaz Filmes
Produção Executiva (Produtora): Silvia Sivieri
Direção/Diretor: Daniel Caselli
Diretor de Fotografia: Scalante
Direção de arte (Produtora): Christian Luis
Edição: Sagaz Filmes
Produtora Tablet: The Goodfellas
Produção de áudio: Comando S
Design sonoro: Equipe Comando S
Pós-produção: Equipe Sagaz Filmes
Equipe The Goodfellas
Diretor de criação e Tecnologia: Fernando Carreira
Diretora de atendimento: Caroline Gouveia
Gerente de projetos: Derick Cogo
Desenvolvimento: Pedro Paulo Almeida
Coordenador de finalização: Beto Silva