AA apresenta uma nova abordagem na luta contra o alcoolismo

A organização Alcoólicos Anônimos (AA) lança uma nova comunicação, assinada pela a J.Walter Thompson, que busca romper com o estigma de que o alcoólatra é o culpado pelo próprio vício e que, portanto, pode se livrar dele sozinho. Com o conceito “A gente não vai te ajudar, a gente vai se ajudar.”, a campanha ilustra o princípio básico do grupo: quando você ajuda outros a ficarem sóbrios, você também atinge a sobriedade.

A comunicação conta com seis anúncios com ilustrações assinadas por Andres Sandoval, que serão veiculas em mídia impressa e pontos de ônibus. Em todas as peças, destaca-se o novo conceito da ajuda mútua. “O que queremos é que o alcóolatra perceba que ele não é apenas o paciente dessa história. Ele também é o doutor, capaz de ajudar muitos outros alcoólatras a se manterem sóbrios também. É uma campanha que empodera, em vez de vitimizar ou apontar dedos”, conta Mariana Borga, diretora de criação da J.Walter Thompson.

Outro destaque da campanha foi a criação de um book com essa nova abordagem, que serve de aliado para a metodologia de tratamento do AA. Ele será utilizado nas apresentações da entidade em empresas, hospitais e demais instituições de saúde, servindo de orientação para identificação e direcionamento do tratamento do problema. O livro inclui também os tradicionais 12 passos do AA na luta contra o alcoolismo.

Ficha Técnica

Agência: J.Walter Thompson
Título: A gente não vai te ajudar. A gente vai se ajudar.
Cliente: Alcoólicos Anônimos
Produto: Institucional
CCO: Ricardo John
Head of Art: Fábio Simões
Direção de criação: Mariana Borga
Redator: Rodrigo de Castro
Diretor de Arte: Diego Limberti
Designer: Diego Limberti
Artista: Andrés Sandoval
Planejamento: Fernand Alphen, Isabella Mulholland, Stella Pirani.
Atendimento: Thiago Galdi, Priscila Freitas e Fábio Bastouly
Gerente de Projetos: Talita Chachamovitz
Mídia: Marcello Binda, Janaína Soares e Gabriela Ribeiro
Diretora de produção: Marcia Lacaze
Art Buyer: Ana Mello
Animação/edição: Marco Loschiavo
Produtor Gráfico: João Ricardo e Flavio Colella
Arte Final: Fernanda Fiore
Fotografia: Regis Fernandez
Aprovação: Silvio Magalhães, Jose Carlos Arantes, Esperdião Ferreira.