sábado, abril 27, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesBrink’s lança graphic novel com histórias da empresa no Brasil

Brink’s lança graphic novel com histórias da empresa no Brasil

Para celebrar seu cinquentenário no Brasil, a Brink’s, empresa pioneira no segmento de transporte e logística de valores, lança “Brink’s 50 anos: Do Brucutu ao Amanhã”. Com base em uma proposta arrojada, o livro comemorativo produzido no formato de graphic novel retrata de maneira inovadora e criativa oito histórias que marcaram a trajetória da companhia nessas cinco décadas de Brasil.

Fugindo da ideia de um livro institucional tradicional, a companhia inovou ao escolher a modernidade de uma graphic novel para registrar esse momento histórico da marca. De maneira envolvente, o livro relata fatos que fizeram, e fazem, parte do cotidiano da empresa ao longo de sua trajetória.

Para Fernando Sizenando, presidente da Brink’s Brasil, o livro comemorativo dos 50 anos tinha que ser algo muito especial. “Resolvemos contar a história por trás das histórias, e fazer algo diferente dos livros de 30 e 40 anos para que também oferecesse entretenimento. Nossa ideia era entregar uma obra em forma de arte que contasse nosso legado no Brasil”, ressalta o executivo.

Para a construção do roteiro e das ilustrações, Marcela Godoy, roteirista e autora de romances e graphic novel, e Eduardo Ferigato, quadrinista e ilustrador, usaram como referência conteúdo interno da companhia e relatos de diversos funcionários, alguns dos quais estão lá há mais de vinte, trinta e até quarenta anos.

Por meio de uma criteriosa seleção, Marcela listou os principais fatos do ponto de vista histórico e narrativo da Brink’s para compor o argumento e o roteiro da obra. Tem relatos inspirados na vida do comandante Alberto Martins Torres, herói de guerra e responsável por trazer a Brink’s para o Brasil; na de Angela Maria, funcionária da Brink’s há 16 anos, que conquistou seu espaço e foi a primeira mulher a trabalhar como vigilante de um carro-forte, profissão tida para muitos como tradicionalmente masculina; e também sobre transportes inesquecíveis como do violino Stradivarius trazido com seu violinista da Itália para reinauguração da Sala São Paulo, e tantos outros que refletem a importância desse cinquentenário da marca e do desenvolvimento da empresa no país.

Já para ilustrar a obra, Ferigato realizou uma pesquisa visual em que visitou a empresa e teve contato direto com importantes elementos para que os desenhos tivessem um contexto histórico. Toda a obra foi elaborada com elementos para um leitor, e fã, de história em quadrinhos. Cada uma das histórias, por exemplo, tem como marca uma cor específica em seu pano de fundo que traduz um pouco do tom e do sentimento que permeia o fato retratado.

Produzida em duas versões, português, com 85 páginas, e bilíngue (português-inglês), com 156 páginas e capa dura, a graphic novel tem distribuição gratuita para clientes e parceiros da marca. Confira o resultado desse trabalho no link: http://tinyurl.com/livrobrinks

Artigos relacionados

Novidades