Para celebrar seu cinquentenário no Brasil, a Brink’s, empresa pioneira no segmento de transporte e logística de valores, lança “Brink’s 50 anos: Do Brucutu ao Amanhã”. Com base em uma proposta arrojada, o livro comemorativo produzido no formato de graphic novel retrata de maneira inovadora e criativa oito histórias que marcaram a trajetória da companhia nessas cinco décadas de Brasil.
Fugindo da ideia de um livro institucional tradicional, a companhia inovou ao escolher a modernidade de uma graphic novel para registrar esse momento histórico da marca. De maneira envolvente, o livro relata fatos que fizeram, e fazem, parte do cotidiano da empresa ao longo de sua trajetória.
Para Fernando Sizenando, presidente da Brink’s Brasil, o livro comemorativo dos 50 anos tinha que ser algo muito especial. “Resolvemos contar a história por trás das histórias, e fazer algo diferente dos livros de 30 e 40 anos para que também oferecesse entretenimento. Nossa ideia era entregar uma obra em forma de arte que contasse nosso legado no Brasil”, ressalta o executivo.
Para a construção do roteiro e das ilustrações, Marcela Godoy, roteirista e autora de romances e graphic novel, e Eduardo Ferigato, quadrinista e ilustrador, usaram como referência conteúdo interno da companhia e relatos de diversos funcionários, alguns dos quais estão lá há mais de vinte, trinta e até quarenta anos.
Por meio de uma criteriosa seleção, Marcela listou os principais fatos do ponto de vista histórico e narrativo da Brink’s para compor o argumento e o roteiro da obra. Tem relatos inspirados na vida do comandante Alberto Martins Torres, herói de guerra e responsável por trazer a Brink’s para o Brasil; na de Angela Maria, funcionária da Brink’s há 16 anos, que conquistou seu espaço e foi a primeira mulher a trabalhar como vigilante de um carro-forte, profissão tida para muitos como tradicionalmente masculina; e também sobre transportes inesquecíveis como do violino Stradivarius trazido com seu violinista da Itália para reinauguração da Sala São Paulo, e tantos outros que refletem a importância desse cinquentenário da marca e do desenvolvimento da empresa no país.
Já para ilustrar a obra, Ferigato realizou uma pesquisa visual em que visitou a empresa e teve contato direto com importantes elementos para que os desenhos tivessem um contexto histórico. Toda a obra foi elaborada com elementos para um leitor, e fã, de história em quadrinhos. Cada uma das histórias, por exemplo, tem como marca uma cor específica em seu pano de fundo que traduz um pouco do tom e do sentimento que permeia o fato retratado.
Produzida em duas versões, português, com 85 páginas, e bilíngue (português-inglês), com 156 páginas e capa dura, a graphic novel tem distribuição gratuita para clientes e parceiros da marca. Confira o resultado desse trabalho no link: http://tinyurl.com/livrobrinks