O Brasil vem liderando a lista de 11 países com mais casos de depressão e ansiedade durante a pandemia da covid-19, segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP). O cenário ligou um alerta para o cuidado com a saúde mental, principalmente no ambiente de trabalho. Desafio que a WMcCann vem enfrentando e buscando alternativas para amenizar os efeitos negativos.
Com a chegada do Setembro Amarelo, mês que simboliza a campanha de prevenção ao suicídio e da Valorização da Vida, a agência lança neste dia 1º, o Wellness WMcCann, Programa de Saúde Emocional a todos os colaboradores realizado em parceria com a Omint e Plataforma Telavita. O programa foca na redução do estresse e nas mudanças de hábitos via sessões com psicólogos, usando técnicas de coaching e terapia breve.
“Desde o início da pandemia nós temos dado atenção à falta do convívio social e ajustado nossa forma de nos conectarmos com nossos colaboradores. Nunca foi tão importante falar sobre saúde mental. Mais que isso, cuidar do emocional dos nossos colaboradores. É com esse objetivo que implantamos o Wellness WMcCann”, explica Paula Molina, diretora de RH da WMcCann.
O Programa passa a incorporar outras iniciativas já implantadas na agência, como o Programa de Apoio aos Empregados (PAE), onde todos os colaboradores têm acesso a aconselhamento e assistência oferecidos gratuitamente por profissionais de saúde mental, que orientam desde assuntos pessoais até questões jurídicas e financeiras.
A agência aposta também em técnicas responsáveis por pequenas mudanças de hábito e exercícios de concentração, o chamado mindfulness. Por meio de uma parceria do McCann Worldgroup com o Headspace, todos os colaboradores têm acesso gratuito ao aplicativo, que oferece ferramentas e recursos exclusivos, como a meditação guiada.
E, nada disso funciona se a saúde física também não estiver em dia. É pensando nisso que agência incentiva a prática de exercícios físicos por meio de um convênio com a plataforma Gympass. “Sabemos que para uma mente sã, exercícios físicos são indispensáveis. E, por meio desta parceria, conseguimos manter este estímulo, deixando os colaboradores livres para escolherem academias, estúdios ou atividades ao ar livre que melhor se adaptam à sua rotina”, diz Paula.
Ainda em Setembro, no dia 14, a WMcCann celebrará globalmente o Day For Meaning. Durante um dia inteiro, a agência e todos os colaboradores paralisam suas atividades para debaterem, em conjunto, ideias, projetos e planos de ação relacionados à diversidade e inclusão. Essa também é uma oportunidade de gerar escuta e aproximação entre as áreas e os gestores.
“Buscamos realizar ações consistentes para equilibrar a saúde física e emocional dos nossos colaboradores, pois entendemos que para uma entrega saudável e resultados de sucesso para nossos clientes, precisamos contar primeiro com um ambiente saudável e com profissionais que estejam bem emocionalmente”, conclui Paula.