Embalada por um dos temas mais discutidos da atualidade, as fake news, o Banco do Brasil estreia sua primeira campanha assinada pela WMcCann, que conquistou a conta em outubro deste ano. A empresa aborda o assunto para mostrar o que de fato e de fake existe na percepção do público em relação à marca, seus produtos e soluções digitais. Com lançamento em 11 de novembro, a campanha “Fato ou Fake” conta com ampla presença na plataforma digital, tendo toda a fase de teaser concentrada nas redes sociais. Além disso, o trabalho também terá material para TV, mídia impressa e OOH.
O desenvolvimento da comunicação foi traçado tendo como base o posicionamento do BB: uma empresa brasileira inovadora, que conecta as pessoas às suas realizações. A partir dessa premissa e tendo no radar as fakes news como um dos grandes problemas que atingem, hoje, o mundo, a criação usou o assunto como fio condutor dos roteiros para mostrar o que de fato e de fake há sobre as soluções digitais do banco.
Nas peças, a realidade de quem é cliente, de quem conhece de fato o banco, de quem usa e sabe as vantagens que o BB oferece é contraposta a percepções equivocadas que não representam a variedade, praticidade, inovação e eficiência das soluções digitais de que a instituição dispõe, deixando claro que é um “banco de fatos”. A comunicação recorreu a um tom mais moderno, dando o protagonismo que exige uma empresa como o Banco do Brasil.
A escolha das fake news como mote alinha-se perfeitamente à necessidade de um mercado que tem a confiança entre os seus principais atributos. Os dois filmes iniciais de lançamento seguem uma sequência explorando esse tema em relação aos serviços de banco, e mais especificamente ao do Banco do Brasil. O primeiro discute o que é fato ou fake quando questiona: “Os celulares vão substituir as agências?”, “O dinheiro vai deixar de existir?”, “Um banco é melhor só porque nasceu digital?”. A outra peça é mais reveladora a respeito das soluções digitais e avalia sobre o que é ou não real quanto as funcionalidades do app do banco no mercado e o quanto ele é fácil e ágil para abrir uma conta.
Em um segundo momento, outros três filmes em estilo testemunhal são ainda mais pontuais sobre o que o BB oferece. As cenas se intercalam indagando se todo mundo conhece o Banco do Brasil, se o que se ouve sobre a empresa é verdadeiro ou não, se o seu app é o mais bem avaliado, se é possível abrir uma conta em minutos pelo aplicativo, se há atendimento nas redes sociais, entre outras questões que vão sendo respondidas, até o convite final para que o público abra sua conta no banco e comprove que, de fato, ele apresenta as melhores soluções digitais.
Assista aos filmes da campanha:
Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Banco do Brasil
Nome da campanha: Fato ou Fake
CCO: Hugo Rodrigues e André Marques
Direção de Criação: Fábio Ludwig e Daniel Leitão
Criação: Gabriel Mesquita, Márcio Juniot, Paulo Ribas, Raoni Leão, Lucas Husni, Camila Oliveira, Anselmo Ferreira e Victor Lavenére
Planejamento: Hugo Santos e Amanda Agapito
Atendimento: Ulysses Ferraz, Dilma Lima e Thaís Santos.
Mídia: Fernanda Magalhães, Patrícia Rosa, Camila Antognoli, Mireille Terra, Polyana Machado, Giovanni Lima e Cristina Lima
Vice-Presidente de Produção: Tato Bono
Produção WMcCann: Cayan Lobo, Michele Sousa, Fabiana Diniz, Ana Andrade, Rosinha Pinheiro, Fabiana Dias e Mauricio Martim
Produtora: YOURMAMA
Diretor: Cassu
Produção Executiva: Mayra Faour Auad, André Pinho e Fernando Carvalho
Line Producer: João da Terra/ Beatriz Morgado
Sales/Planejamento Estratégico: Patricia Caldas
Assistente de Direção: Filipe Francisquini
Diretor de Fotografia: Fe Oliveira
Diretor de Arte: Marcelo Reginato
Diretor de Produção: Latino Melo
Coordenação de Pós-Produção: Murillo Moura
Montador: Rebecca (Rami DÁguiar/ Beto Araujo)
Produtora de Pós-Produção: CLAN VFX
Color Grade: Bleach
Finalização: Cris Caffaro/ Murillo Moura
Produtora de Áudio: Sonido
Diretor Musical: Lucas Duque
Produção Musical: Bernardo Massot
Atendimento Sonido: Felipe Lopes
Obra Musical: Kererê – Barbatuques
Fotos: Maurício Nahas
Aprovação Cliente: Alexandre Alves, Delano Valentim, Luciano Fries e Michelle Anderle