VML e Y&R se unem para criar a VMLY&R em São Paulo

Fernando Taralli, CEO da VMLY&R

A rede global VMLY&R oficializou a união das operações das agências VML e Y&R, formando a VMLY&R no Brasil. A nova agência vai oferecer comunicação integrada (BX) com a experiência do consumidor (CX) aos seus clientes. A VML Rio será mantida como uma operação independente no Rio de Janeiro.

A VMLY&R será liderada por Fernando Taralli, atual CEO da VML e CIO da VMLY&R LATAM.  David Laloum deixa a gestão da Y&R para se dedicar aos seus projetos, focados nos segmentos de tecnologia e inovação. Laloum seguirá contribuindo com a integração das duas operações como Head of Business Development do Grupo VMLY&R no Brasil, ao lado de Marcos Quintela, que passa a exercer o cargo de Chairman do Grupo VMLY&R, supervisionando a integração das agências e também os demais ativos dentro do Grupo VMLY&R, como a MUTATO e a VML Rio.

Marcos também será apoiado por Alejandro Suarez, CFO e COO do Grupo VMLY&R.  Rafael Pitanguy está sendo promovido a Chief Creative Officer, Leo Balbi será Chief Client Officer e Sumara Osório assumirá como Chief Strategy Officer da recém-criada VMLY&R São Paulo.

Ambas as agências investiram os últimos dois anos colaborando em várias áreas de atuação, todas focadas em crescimento no mercado. Um ambiente de constantes mudanças do mercado, apoiado por fortes investimentos em 2020 nas capacidades de estratégia para redes sociais, e-commerce e transformação digital impulsionaram a decisão de oficializar a união, criando a VMLY&R Brasil.

A equipe de liderança vai se beneficiar com os aprendizados da bem-sucedida fusão da rede global VMLY&R, anunciada em setembro de 2018. Isso inclui um grande impulso no crescimento do cliente, evoluções de capacidade e sinergias culturais nos últimos dois anos.

“Estou muito entusiasmado com as oportunidades que a VMLY&R Brasil tem pela frente. No ano em que a VML completa 10 anos de atuação no Brasil, vamos reunir times compostos por profissionais megatalentosos e comprometidos com os resultados de clientes e um conjunto robusto de recursos, oferecendo as melhores soluções para nossos clientes. Também estou muito honrado em ter a oportunidade de trabalhar ao lado do David e do Quintela para agregar ainda mais valor aos nossos clientes e parceiros”, comenta Fernando Taralli.

David Laloum acrescenta: “Estou profundamente grato e orgulhoso da trajetória da Y&R nos últimos anos, liderando o mercado em muitos aspectos. Estou convicto de que a fusão impulsionará a VMLY&R ainda mais, redefinindo um novo modelo, com novos padrões para a indústria, antecipando suas necessidades e oportunidades. Também estou muito entusiasmado com meus novos desafios na área de tecnologia, os quais serão anunciados em breve, e, em especial, por saber que são complementares à continuidade do meu trabalho dentro da família VMLY&R e WPP, empresas que me permitiram construir uma bela história profissional e pessoal no Brasil, durante os últimos 15 anos”.

Tanto a VML quanto a Y&R em São Paulo, além do crescimento orgânico dentro de seus clientes, em áreas como experiência digital e social, estão muito ativas na busca por novas oportunidades de negócios, focadas em um modelo de agência totalmente integrado, com fortes capacidades digitais. As vitórias em 2020 incluem Visa, Braskem, Raízen, English Live, Whirlpool, Sadia, Outback e Deezer.

Com a união das operações, o portfólio de clientes da agência inclui ainda outras grandes marcas, nacionais e internacionais, como Vivo, Grupo Petrópolis, Danone, Via Varejo, LG, Visa, Nespresso, Braskem, Habib’s, Raízen/Shell, Outback Steakhouse, Colgate-Palmolive, Dell, Tinder, AkzoNobel, Ford, Sadia, English Live, Bridgestone, L’Occitane, Viacom, Uber Eats e Universal Pictures.

Marcos Quintela, Chairman do Grupo VMLY&R, diz: “Estou no Grupo WPP e na Y&R há 15 anos e posso afirmar que a fusão das agências VML e Y&R, sem dúvida nenhuma, já é um dos momentos mais estimulantes e valiosos da minha trajetória. Vamos contar com a melhor equipe e um conjunto de ferramentas digitais para ajudar os clientes a terem um crescimento exponencial”.

A VMLY&R Brasil nasce com mais de 550 colaboradores e já é o principal escritório da rede VMLY&R na América Latina. A expectativa é encerrar a primeira fase da fusão em janeiro de 2021.

“A mudança está em linha com a estratégia global e reforça a WPP como uma empresa de transformação criativa. A VMLY&R Brasil reúne talentos, recursos e habilidades para oferecer os melhores e mais integrados serviços e produtos aos nossos clientes”, acrescenta Stefano Zunino, Country Manager da WPP para o Brasil.