segunda-feira, maio 6, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasTriunfo Sudler Brasil assina campanha para Cristália em alusão ao Setembro Amarelo

Triunfo Sudler Brasil assina campanha para Cristália em alusão ao Setembro Amarelo

Ação busca combater estigmas de quem sofre com transtornos mentais ou psicológicos

Com o objetivo de salientar a importância da informação no combate ao preconceito e ao estigma de quem sofre com transtornos mentais ou psicológicos, a Triunfo Sudler Brasil, agência especializada em Health & Wellness, lançou a campanha #canceleoestigma, desenvolvida para o Laboratório Cristália. A ação conta com site, cartilha, videoclipe, podcast, anúncios e outras peças de comunicação que serão trabalhadas ao longo do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre transtornos mentais e prevenção ao suicídio.

Os números pesquisados para a campanha são alarmantes: de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, em todo o mundo há mais de 1 bilhão de pessoas afetadas por transtornos psicológicos. Entre as principais doenças elencadas estão: depressão (cerca de 300 milhões de pacientes); transtorno afetivo bipolar (60 milhões de pessoas); demência (em torno de 50 milhões de pessoas) e esquizofrenia (23 milhões de pessoas). A organização aponta, ainda, que cerca de 800 mil pessoas por ano cometem suicídio, ou seja, uma a cada 40 segundos.

Além disso, durante o processo de elaboração do projeto, o time Triunfo entendeu que, além da pessoa acometida pelo transtorno mental, todo o entorno também precisa ser impactado pelas mensagens de conscientização: médicos, família, amigos, trabalho/escola e a sociedade em geral. De acordo com Valéria Bordo Vega, Diretora de Atendimento da agência, o estigma proporciona um ambiente de vergonha, medo e silêncio, com efeitos negativos em todos os âmbitos da vida das pessoas: na saúde, no trabalho, na educação e na relação com os outros. “Relutância em procurar ajuda médica ou tendência a abandonar o tratamento para evitar a associação ao rótulo de ‘doente mental’; isolamento por conta da sensação de ser diferente ou por afastamento dos outros; falta de compreensão por parte da família, amigos e colegas de trabalho; desigualdades na escola, no emprego, nas atividades sociais e de lazer; bullying, violência física ou assédio e interiorização de ideias equivocadas (isto é, a própria pessoa ter uma visão negativa de si): esses foram alguns dos problemas que identificamos. Informação é fundamental para dizer não ao preconceito”, pontua.

A campanha será de abrangência nacional e vai estar presente online e offline, com ações em sites (www.todosjuntospelavida.com.br) e redes sociais, com o podcast “Saúde Mental Cristália”, já disponível no Spotify, que traz diversos especialistas para debater e esclarecer o tema. Além disso, a campanha acontecerá em congressos e eventos médicos, em anúncios em revistas e materiais científicos e por meio de uma cartilha informativa sobre o assunto.

Segundo Michel Motta, Diretor Executivo de Criação, o segredo do time é a busca incessante em fazer uma mensagem que realmente se conecte com o target – aliando criatividade, planejamento estratégico e excelência na execução. “Combinamos a criatividade com processos inovadores e que vão ao encontro das estratégias de negócios de nossos clientes. Desenvolvemos campanhas que façam a diferença na vida dos pacientes”, relata.

Lançada em março de 2022 junto à classe médica de todo o Brasil, a campanha #canceleoestigma é uma iniciativa do Cristália que teve o apoio de sociedades médicas e associações de pacientes de todo o país. Em setembro, ganha força, chegando em toda a sociedade: seu objetivo é conscientizar e reduzir o estigma relacionado aos transtornos mentais que levam à discriminação de pessoas ou grupo e podem culminar em suicídio.

Artigos relacionados

Novidades