Sócios da REF+ inauguram agência de Relações Públicas

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A agência de relações públicas e influência, 4PR, é a nova aposta dos sócios Ricardo Calfat, Renato Pereira, Eduardo Barros e Fernando Calfat. Os executivos são os fundadores da REF+, há 15 anos no mercado e posicionada entre as cinco maiores agências independentes de publicidade no Brasil, e também da produtora de conteúdo audiovisual BlackDoor.

A iniciativa acompanha evolução do mercado de comunicação global que, nos últimos anos, passou a oferecer um trabalho cada vez mais integrado de publicidade e relações públicas, e atuação alinhada pelo conteúdo, como estratégia eficiente de reputação e branding.

“Os desafios das marcas estão cada vez mais pautados por um trabalho de comunicação integrado, estratégico e inserido no próprio business do cliente. Nos últimos anos, intensificamos esse processo de integração de disciplinas na própria REF+, que ganhou ainda mais força com a produtora BlackDoor e agora com a agência focada em PR e influência”, revela Ricardo Calfat, COO da REF+ e sócio da 4PR.

A 4PR acaba de ser escolhida pelas marcas Barilla, Pier 1 e Crystal Cruises para atuar no mercado brasileiro junto a jornalistas, influenciadores e outros públicos estratégicos por meio de um trabalho de reputação e relacionamento. Barilla é a maior fabricante de massas do mundo e também é atendida em publicidade pela REF+ desde maio deste ano. Já Pier 1 e Crystal Cruises, referências no mercado de cruzeiros de luxo, são clientes nativos da agência de relações públicas. De acordo com os sócios da agência, em breve será anunciada mais uma nova marca no portfólio de clientes.

O quinto sócio e Chief Strategy Officer da 4PR é o jornalista Alexandre Spínola. Com 15 anos de atuação em comunicação corporativa, Spínola tem passagens pelo grupo Havas e pelas agências SapientNitro (atual SapientAG2) e Ideal H+K. Estava na REF+ desde 2016 como diretor de PR. “Relações públicas no Brasil vem ganhando relevância. Ainda estamos distantes de mercados mais evoluídos, como o dos Estados Unidos, porém Cannes mostrou, neste ano, o quanto crescemos. Na 4PR atuaremos por meio de estratégias de matchmaking e influência, contribuindo para conectar marcas e seus públicos. Queremos ir além da reputação e impactar pessoas, visando mudanças positivas e verdadeiras de comportamento”, destaca.

A marca 4PR representa os quatro valores que a empresa visa disseminar e reforçar no mercado de comunicação sob um amplo trabalho de relacionamento e reputação: marketing genuíno, conteúdo relevante, conexões verdadeiras e transparência.