O trabalho “Native Bees”, realizado pela agência Santa Clara, Submarine.ag e ZX Ventures para a cerveja Appia, da Colorado, conquistou o Sustainability Award, prêmio especial concedido pelo uso de estratégia sustentável outorgado pelo júri além de troféu de Prata, em Uso Efetivo do Propósito da Marca na edição de 2020 do Warc Awards, que premia marketing effectiveness de campanhas do mundo todo.
O projeto indicado foi o único brasileiro entre as 21 iniciativas de marketing premiadas e chamou a atenção do júri ao optar substituir uma estratégia comercial por uma alternativa mais sustentável, o que levou o júri a designar a premiação especial Sustainability Award.
A campanha promoveu um movimento para preservação das abelhas nativas do Brasil, que teve como proposta beneficiar mais de 400 produtores e 4 milhões de abelhas nativas do país, envolveu a criação de apiários urbanos para conscientizar a população, replantio de uma área de 40 mil metros quadrados em Ribeirão Preto, a criação de um documentário e site informativo em parceria com a National Geographic.
A marca começou a chamar a atenção dos consumidores com o filme “Adeus, Appia”, em que anunciava o fim de sua cerveja com mel. Após manifestação massiva dos fãs da marca, a campanha mostrou que o problema vai muito além da extinção da Appia, uma das mais adoradas cervejas da marca. A morte das abelhas significa um verdadeiro colapso Ambiental. A partir daí, se iniciou um grande projeto, que mostrou às pessoas a importância das abelhas e culminou com o lançamento de uma edição limitada da cerveja Appia: quatro novo rótulos, feitos com o mel de abelhas nativas brasileiras.
“Em um momento em que as verdades das marcas têm sido colocadas à prova, receber a notícia de que fomos premiados no Warc Awards é uma prova de que conectar marcas com seu propósito dá ótimos frutos. Tivemos a honra de ajudar a aproximar a Colorado do seu propósito de divulgar e proteger a biodiversidade brasileira e preservar as abelhas é parte fundamental dessa narrativa. Esse projeto foi feito a várias mãos e passou por soluções de PR STUNT, criação de produtos, comunicação, live e produção de conteúdo. O resultado esperado era trazer o assunto para o dia-a-dia dos brasileiros e, agora vemos as consequências, com essa ótima surpresa”, comemora Humberto Cunha, diretor de Criação da Santa Clara.
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