A partir desta segunda-feira (4), a rede Publicis Communications anuncia mudanças na liderança de duas de suas agências. Miriam Shirley deixa a copresidência da Publicis Brasil para se tornar CEO da Sapient AG2. Eduardo Lorenzi, que até então também respondia como copresidente da Publicis, assume agora a liderança integral da agência. Marcelo Lobianco, que durante três anos foi CEO da Sapient AG2, está deixando o grupo.
De acordo com Justin Billingsley, Global Chief Operating Officer da Publicis Communications, a mudança é um reconhecimento ao trabalho que Lorenzi e Miriam desenvolveram nos últimos anos. Ele acredita que a movimentação fortalecerá no Brasil o Power of One, modelo de trabalho que permite potencializar as expertises das agências do grupo em prol dos clientes.
“A Miriam tem um DNA digital muito forte que contribuirá para a consolidação no país da marca Sapient, uma das consultorias tecnológicas mais admiradas do mundo. Já a visão estratégica do Eduardo será fundamental para guiar a Publicis em um mercado onde dados, criatividade e tecnologia andam sempre juntos. Os dois são lideranças reconhecidas da indústria e tenho certeza de que vão brilhar ainda mais na nova fase”, comenta.
Billingsley também aproveita para agradecer o empenho de Lobianco no tempo em que esteve à frente da Sapient: “Desejamos ao Lobianco muito sucesso na sua trajetória. Ele teve um papel importante na introdução da marca Sapient no Brasil e somos muito gratos por isso”.
Com mais de 20 anos de experiência nacional e internacional, Miriam Shirley assumiu a função de copresidente da Publicis em 2017, ao lado de Eduardo Lorenzi, depois de atuar por 3 anos como VP de Mídia da agência. Também em 2017, ela foi eleita “Mídia do Ano” no Caboré, no prêmio Desafio Estadão e no prêmio Veículos da Editora Referência, além de ter representado o Brasil como jurada no Festival de Cannes.
Conselheira do Grupo de Mídia, Miriam foi por 8 anos diretora-geral de Mídia da Ogilvy, atuou por 6 anos como diretora-geral e VP sênior da Starcom Worldwide no México e passou pela Leo Burnett Chicago e a Leo Burnett Brasil.
Lorenzi iniciou a sua carreira na Talent (hoje Talent Marcel) há 22 anos. Em seguida, foi para a Neogama/BBH, onde passou dez anos atuando como Head of Planning Latam até se tornar sócio da agência. Lorenzi foi eleito profissional de Planejamento do Ano pela APP em 2013 e foi duas vezes indicado ao mesmo título pelo Caboré, em 2011 e 2015.
Em sua trajetória, já integrou o júri dos mais prestigiados prêmios de estratégia e efetividade, como o Effie Brasil, o Effie Worldwide e o Jay Chiat Strategy Awards. Ele também foi presidente do Grupo de Planejamento, entre 2011 e 2013, e membro do Conselho da instituição entre 2013 e 2017. Hoje é conselheiro do Comitê de Ética do Conar.