Processo Seletivo da Portland é expandido para todo o Brasil

Em meio à pandemia, o evento terá formato Webinar e dará oportunidade para estudantes de comunicação apresentarem seus perfis e projetos para o mercado publicitário, como um porto de entrada e saída de ideias criativas e plurais.

É assim que a Portland atua desde 2017 com o propósito de conectar novos talentos a profissionais que têm transformado as áreas de comunicação, estratégia e conteúdo.

Comandada pelo publicitário Bruno Höera, ex-Artplan, Bullet e Banco de Eventos, a Portland propõe um novo horizonte diversificado, capacitando jovens de realidades diferentes por meio de seus projetos independentes ou em cocriação com grandes agências.

O manifesto Portland abrange a verossimilhança da diversidade e a inclusão de jovens no mercado publicitário, possibilitando infinitas combinações de times e perspectivas plurais como consequência natural de campanhas e projetos.

Neste processo seletivo da 5a temporada, a destinação da Portland é ir além. A agência expande agora as inscrições para todo o Brasil com um vídeo da temporada que faz a chamada inspirada na atitude “Estoure suas bolhas”: para atingir essa pluralidade, é preciso estourar as bolhas e englobar novas pessoas no universo criativo e de comunicação.

A cada temporada, um vídeo de divulgação é coproduzido e protagonizado pelos Portlanders das edições anteriores. Desta vez, o vídeo teve a direção do Portlander Alex Belo, conhecido como o @coolhunterdaquebrada. Assim que os candidatos assistirem ao vídeo, serão encaminhados a um formulário de inscrição fora do convencional com perguntas divertidas sobre os perfis pessoais e profissionais do estudante. Por fim, devem anexar sua ideia criativa que será apresentada na banca. O primeiro filtro para a seleção dos finalistas.

Dessa vez, as apresentações dos candidatos ganham também um novo formato, totalmente virtual, por meio de um Webinar em 2 dias de evento com transmissão simultânea no Youtube e nas redes sociais. Para extrair as melhores versões, a Portland conta com Álvaro Real da Bravart (Estúdio Criativo de Roteiros e Storytelling) para auxiliar os candidatos a criarem as narrativas de suas apresentações.

Os veteranos Portlanders de temporadas anteriores, pela primeira vez, farão parte da banca composta para a escolha dos 50 semifinalistas. Posteriormente, os 25 finalistas serão avaliados por uma banca de 120 profissionais de comunicação, marketing e RH de importantes empresas e agências, como: Mutato, Publicis, Suno United Creators, CP+B Brasil, B-Ferraz, Integer/Outpromo, Ginga, Remix, VMLY&R, Gana, Box 1824, Fazenda Futuro, Buzzfeed, Vice, Red Bull, McDonald´s, Tinder, Google, Globo e Vivo.

Os finalistas podem ser inseridos em vagas de estágio do mercado criativo, muitas vezes, engajadas pela própria banca avaliadora. Ainda, podem ter a chance de participar do modelo Pop Up Portland, um squad exclusivo de Portlanders e mentores para o desenvolvimento de um projeto, como uma chance de residência e aprendizado.

A Portland, nesta 5ª temporada, contará com a força de marcas que se relacionam diretamente com seus pilares e, consequentemente, com o evento. O mapeamento de jovens em todo o Brasil acontece com o apoio da Catho, que atualmente possui um banco com mais de 8 milhões de currículos, a capacitação ficará por conta da Miami Ad School, que dará 2 bolsas de estudos para os finalistas. A Trip e o Amabank que contextualizam a representatividade e a originalidade no impacto da inovação e na busca de novos modelos.

A Vivo, empresa de tecnologia, compartilha sua expertise para conectar os participantes a uma experiência transformadora com a realização de um desafio colaborativo entre os Portlanders. Já a JanSport concederá mochilas aos finalistas para que eles possam trilhar suas trajetórias com liberdade. Por fim, o patrocínio master da Smiles, plataforma completa de viagens e programa de fidelidade da GOL, que com o propósito de promover a evolução humana através das viagens, está apoiando essa grande jornada que irá levar os novos Portlanders cada vez mais longe.

Somando as 4 temporadas, 2500 candidatos aderiram à experiência, mais de 100 projetos foram planejados e entregues em quase 4 anos de Portland. Hoje, os Portlanders das temporadas anteriores estão trabalhando nas maiores e mais importantes agências do país, como: Flag, Mutato, Ogilvy, Ginga, Publicis e Inpress. A 5ª temporada da Portland sugere uma perspectiva evidente e necessária de romper barreiras e explodir ainda mais as bolhas que nosso mercado criou. Para que essa integração realmente seja diferente, antes de tudo, é necessário mapear e capacitar pessoas para desenvolver equipes mais criativas e mais humanas.

Para inscrições da 5a temporada: https://agenciaportland.com/quero-ser-um-portlander.