Planetário Ibirapuera conta com projeto da Innova AATB

Entre passeios com a família ou excursões do colégio, o Planetário Ibirapuera marcou a vida de muitas pessoas ao longo dos anos em que ficou aberto ao público. Depois de encerrar as atividades temporariamente por conta da pandemia da Covid-19, a icônica atração reabriu recentemente, seguindo os protocolos do Plano São Paulo, e repleto de novidades.

O visitante notará que a Urbia, que passou a gerir o espaço após a concessão do Parque Ibirapuera desde outubro de 2020, realizou diversas melhorias na estrutura do local: a cúpula externa do edifício foi limpa, as 305 poltronas passaram por reformas, assim como o sistema de projeção e a iluminação. Além disso, por meio da parceria com a agência Innova AATB, alguns conteúdos foram atualizados e repaginados. Entre eles, o Planetário tem apresentado, em seu domo a sessão “Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez”. O material fala do espaço e do universo a partir de uma noite estrelada da metrópole paulistana.

“O Planetário Ibirapuera está na memória afetiva de pessoas de diferentes idades. Por esse motivo, nosso objetivo ao realizar esse projeto em parceria com a Innova para atualização do conteúdo foi resgatar a lembrança de pessoas que já passaram pelo espaço e, claro, conquistar novas gerações com materiais que fazem parte da rica história do local”, afirma Samuel Lloyd, diretor da Urbia.

O filme era o mesmo desde a abertura da atração no parque, em 26 de janeiro de 1957. A atualização da peça pela Innova AATB traz um vídeo repaginado e mais dinâmico. As fotos estáticas da cidade de São Paulo da década de 1950 foram substituídas por imagens em movimento do arquivo do fotógrafo Jean Manzon, escolhidas após a curadoria da equipe da agência.

O vídeo também traz em sua nova versão uma locução feminina, no formato podcast, substituindo a antiga narrativa que seguia uma linha mais didática. A ideia é que a nova geração se identifique e absorva o conteúdo, pois está mais próximo da realidade.

“Trouxemos diversas inovações para o conteúdo do Planetário e, ao mesmo tempo, mantivemos a essência científica para continuar marcando o público que visitar o local, seja pela primeira ou pela décima vez na vida”, comenta Alexandre Carmona, sócio-diretor da Innova AATB. “As pessoas poderão conhecer o céu do Planetário Ibirapuera de uma forma mais descontraída e intrigante. Além disso, os visitantes terão a chance de adquirir conhecimento, uma vez que também trouxemos para a produção dados mais recentes sobre o tema”, complementa.

FICHA TÉCNICA

Título: OLHAR O CÉU DE SÃO PAULO OUTRA VEZ

Ano: 2021

Atendimento: Paulo Prado, Serena Carmona

Diretor de Criação e Criação: Walmir Cardoso, Fernando Nascimento, Cleston Teixeira

RTVC: Silvia Ferreira, Jessica Ferreira, Paola Ayala, Veronica Gallano

PRODUTORA: Inteli Gente

Produção de Áudio: Baticum Produção de Som, Fonograma Produtora de Áudio

Aprovação cliente: João Eduardo Fonseca, Fernando Nascimento, Bruno Santos de Lima, Anna Carolina Vieira Santos, Melissa de Mendonça Moreira