Ogilvy Brasil assina comunicação do Refettorio Gastromotiva

0

A ONG Gastromotiva – fundada por David Hertz para promover a transformação social por meio da gastronomia – convidou a Ogilvy Brasil para criar, como um dos parceiros estratégicos, a marca e identidade visual do Refettorio Gastromotiva, além do site. Este é um projeto que resultou da parceria entre a Gastromotiva e o Food For Soul, do chef Massimo Bottura, e replica o modelo de restaurante comunitário. O local, portanto, oferecerá refeições gratuitas para a população vulnerável durante e após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e será inaugurado no dia 09 de agosto.

O trabalho da Ogilvy Brasil se inspirou na principal missão do Refettorio Gastromotiva: o aproveitamento integral dos alimentos. Desse pensamento, surgiu a ideia de criar uma identidade visual que traduzisse o conceito aproveitando partes da comida, que normalmente seriam descartadas e não aproveitadas. Em vez de ir para o lixo, cascas de bananas, laranjas e outras frutas e alimentos retomaram sua importância e tornaram-se protagonistas da comunicação do Refettorio Gastromotiva, provando que, para tirar o máximo do alimento, basta olhar para ele com um olhar consciente. O projeto também incluiu a criação de logotipo, que nasceu da fusão dos logos da Gastromotiva e do Refettorio Ambrosiano, e texturas para as peças de merchandising.

A ação tem o apoio estratégico da Visão Mundial e de outros parceiros. Todos os dias, chefs convidados de todo o mundo e jovens talentos da Gastromotiva vão criar menus deliciosos e nutritivos a partir de ingredientes excedentes, não-manipulados e bons para consumo doados ao Refettorio Gastromotiva.

Imagem 3

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, esses ingredientes virão do excedente da pré-preparação do catering Behind antes de irem para a Vila dos Atletas, Media Center ou para a força de trabalho dos Jogos Rio 2016. Depois do final dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Refettorio Gastromotiva seguirá recebendo doações de outros parceiros para continuar com a missão de oferecer refeições gratuitas para a população em situação de vulnerabilidade social.

O modelo do Refettorio Gastromotiva é o mesmo do Refettorio Ambrosiano, criado por Massimo Bottura, onde mais de 65 chefs internacionais cozinharam com ingredientes vindos da Expo Milão em 2015. No Rio de Janeiro, a cozinha ainda será espaço de especialização para jovens talentos da Gastromotiva, aumentando o impacto social. O projeto já está funcionando rua da Lapa 108, na região central do Rio de Janeiro. É assinado por Gustavo Cedroni da METRO Arquiteto. A curadoria artística é de Vik Muniz; os Irmãos Campana e Maneco Quinderé se volutariaram para assinar a cenografia e o mobiliário.

Imagem 2

O Refettorio Gastromotiva faz parte da Iniciativa Rio Alimentação Sustentável, uma rede de 30 instituições coordenada pelas ONG’s WWF e Conservação Internacional, atuando em parceria com o Comitê Rio 2016 pelo fornecimento de alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável durante os Jogos. Refettorio – em latim Reficere – significa refazer ou restaurar. É também o local onde os monges comem juntos e compartilham as refeições. No Refettorio Gastromotiva, recuperar os alimentos será tão importante quanto promover a dignidade das pessoas.

Chefs confirmados:
Alain Ducasse, Alberto Landgraf, Alex Atala, Andoni Luis Aduriz, Andrea Berton, Antonio Park, Barbara Verzola y Pablo Pavon, Bel Coelho, Bianca Barbosa, Carlos Garcia, Claude Troisgros, Elena Reygadas,  Felipe Bronze, Janaína Rueda, Joan Roca, John Winter Russell, Jorge Vallejo, Joshna Maharaj, Kamilla Seidler, Katia Barbosa, Leonardo Paixão, Leonor Espinoza, Manu Buffara, Mauro Colagreco, Mitsuharu  Tsumura, Moreno Cedroni, Quique Dacosta, Rafa Costa e Silva, Renzo Garibaldi, Roberta Sudbrack, Rodolfo Guzman, Ronaldo Canha, Talal Al Tinawi, Thiago Flores, Thomas Troisgros, Tomas Bermudez, Virgilio Martinez, World Central Kitchen.

FICHA TÉCNICA:
Agência: Ogilvy Brasil
Cliente: Refettorio Gastromotiva
Produto: Institucional
CEO: Fernando Musa
Diretor-geral: Luis Carlos Franco
VP de criação: Cláudio Lima
Diretor-geral de Criação: Félix Del Valle
Supervisor de Criação: Rogério Martins
Redatores: Rogério Martins e Gabriel Padilha
Diretor de Arte: Gustavo Bittencourt e Andre Castedo
Atendimento Offline: Ana Paula Perdigão, Mauro Frota e Erica Barreiros
Atendimento Online: Carina Blaas, Carolina Paboudjian e Raissa Santos.
Planejamento: Bruno Cunha e Stefano Zyngier
Mídia Offline: Thiago Rodrigues
Projetos Digitais: Renata Rollin
UXD: Marcela Coutinho e Flavia Goulart
Aprovação Cliente: David Hertz, Massimo Bottura, Cristina Reni, Mariane Maciel e Mariana Vilhena