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Mirando expansão no Brasil e no mundo, Tátil Design recebe investimento

A Tátil Design, uma das maiores e mais icônicas empresas de branding e design de origem brasileira, com 33 anos de atuação, anuncia mudanças em sua estrutura societária. O movimento acontece diante da chegada de novos investimentos, que terão como objetivo potencializar o posicionamento da companhia como uma operação global de referência em criatividade e estratégia, passando por planos de expansão internacional, reforço das práticas ligadas a pilares de ESG e avanço na estrutura e entregas de serviços conectados a tecnologia e inovação.

Com a movimentação, Gustavo Gelli e Patricia Pinheiro, cofundadores da Tátil e respectivamente CFO e COO, tendo participado ativamente da construção da agência nas últimas três décadas, deixam a operação e seguem para novas jornadas. Já Fred Gelli, CEO e principal liderança criativa, se mantém como principal sócio e segue à frente do negócio como figura central. Além dele, os sócios-diretores Felipe Aguiar (criação), Ulli Ferrari (negócios) e Ricardo Bezerra (estratégia), todos há mais de 10 anos na empresa, passam a atuar em posições de C-Level.

Quem reforça o time como sócio e executivo é Pedro Medicis, representante do search fund Paradigma Ventures – que entra como novo investidor da Tátil. Ex-CEO da Riô Biocosméticos e fundador do fundo de investimentos, entre outras experiências na área de marketing, Medicis já havia atuado por cinco anos na agência, como head de negócios, entre 2010 e 2015. Agora, retorna como sócio e diretor-presidente.

“Estamos acelerando nosso processo de evolução, apostando que, cada vez mais, as lentes do branding e do design contribuirão para colocar a construção de marcas poderosas no centro da gestão dos negócios que ambicionem manter seu protagonismo”, destaca Fred Gelli. “Para seguirem relevantes e manterem sua capacidade de atraírem jovens talentos, as marcas precisam efetivamente contribuir com geração de impacto positivo para o ecossistema do qual fazem parte. Elas são como uma bússola poderosa, que, nas mãos da alta gestão, garante coerência e otimização na evolução do negócio, influenciando cultura, produtos, serviços e relacionamentos”, completa o sócio-fundador e CEO da Tátil Design.

Medicis enfatiza que nenhuma mudança acontecerá na forma de operar da Tátil, que se mostrou um modelo extremamente vencedor nas últimas décadas, com o DNA criativo e estratégico que transformou a agência em referência global – trabalho a ser perpetuado por Gelli. Com isso, o time mantém e reforça a participação das principais figuras de liderança criativa e estratégica responsáveis pelas entregas do dia a dia, nas mãos dos diretores Paula Marchiori, Dandara Almeida, Luiz Alberto Biscesto, Patricia Clarkson, Leonardo Lopes e Daniel Souza.

“Nossa chegada tem como principal função colaborar com as funções operacionais e de backoffice, dando maior liberdade para os times de criação, estratégia e relacionamento com clientes focarem no que fazem de melhor. Também estamos implantando uma nova governança para a operação, que permitirá não apenas um melhor fluxo de tomada de decisões estratégicas para o negócio, como garantirá uma gestão mais apurada e maior suporte para os planos de expansão e crescimento”, pontua o fundador da Paradigma Ventures e agora sócio e diretor-presidente da Tátil Design. O search fund é uma modalidade de investimento que ganha espaço no Brasil em que, mais do que apenas sócio financeiro, o fundo tem participação ativa na gestão ao lado dos sócios atuais. A expectativa imediata com as novas mudanças é de um crescimento de 30% em receita já em 2023.

Expansão e novos negócios

A Tátil já vem atuando, especialmente na última década, com algumas das principais empresas globais em seus segmentos, como Coca-Cola, Danone, Amazon, AB-Inbev, Neflix, TIM e Natura, entre outras. Em 2019, a companhia abriu sua primeira operação internacional, em Paris, levando o jeito brasileiro de fazer design para o mundo – o que impulsionou seu faturamento com trabalhos e contratos globais, que já corresponderam a 35% de seu faturamento em 2022.

Com os novos investimentos, um dos objetivos é potencializar essa expansão mundial, crescendo dentro de clientes atuais e conquistando novos parceiros, em novos mercados. “Analisando a alta na procura pelos nossos serviços e as oportunidades de negócios, a meta é utilizar os novos recursos para ampliar imediatamente nossa presença internacional, abrindo ao menos duas novas operações ainda em 2023, nos Estados Unidos e em pelo menos mais uma cidade da Europa. O plano é terminar 2023 já com 45% da receita vinda de fora do Brasil, chegando a 55% em 2025”, prevê Medicis.

Outro ponto que está no DNA da Tátil desde o início de sua operação – e que vem crescendo exponencialmente em demanda e relevância dentro das empresas – é sua conexão com os pilares de ESG, bem como as oportunidades trazidas pela aplicação do branding e design em soluções de tecnologia – sobretudo com as novas demandas nascidas com o metaverso e a inteligência artificial.

“Estamos no melhor momento do nosso mercado, uma vez que não existe, hoje, uma companhia no mundo que não tenha compreendido o papel e a relevância do design e da construção de marcas. Além disso, o Brasil é referência em diversas verticais criativas – e o branding é, definitivamente, uma delas”, garante Fred Gelli. “Não há como ter sucesso com soluções de tecnologia sem o design para garantir que as interfaces sejam amigáveis, funcionais e gerem valor para as pessoas. E essa demanda, que já é enorme, crescerá ainda mais com a popularização e evolução do Metaverso, do 5G e da Web3”, complementa.

História e referência

Durante seus 33 anos de história, a Tátil se tornou referência brasileira e global de criatividade e sucesso no mercado de branding e design. Em 2016, a agência venceu a concorrência com outros 139 participantes pelo projeto da marca da Rio 2016, apresentando a primeira marca tridimensional para os Jogos Olímpicos e a primeira multissensorial para os Paralímpicos. Ela é também a responsável pelo design global das latas de Coca-Cola, cliente com quem mantém relacionamento internacional há 11 anos.

Entre os trabalhos mais recentes, destaca-se a criação da identidade do Rio Carnaval, que em 2022 conquistou o Grand Prix do Brasil Design Awards, além de dois Leões de Ouro no Cannes Lions e dois Yellow Pencils no D&AD, as duas maiores premiações internacionais de criatividade. Também se destacam o rebranding total da BR Distribuidora, agora Vibra Energia; o novo trabalho de linguagem visual da 99; e o projeto de garrafas temáticas de Budweiser para Copa do Mundo, entre outros.

Um dos nomes de maior destaque internacional na indústria, Fred Gelli foi reconhecido pela Fast Company como um dos 100 profissionais mais criativos do mundo em 2014, com a Tátil indicada entre as 10 agências mais inovadoras da América Latina no mesmo ano. Foi considerado ainda um dos 10 designers mais influentes do mundo em 2016 pela Design Week e recebeu a comenda da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República em 2017.

Junto com Vik Muniz e Marcelo Rubens Paiva, atuou como diretor crítico das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, além de ter atuado como jurado nos principais prêmios globais de criatividade, como Cannes Lions e D&AD, e palestrado em eventos como TED e Dubai Lynx. Foi ainda professor da PUC Rio por 20 anos, nas disciplinas de Ecoinovação e Biomimética.

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