Lew’Lara\TBWA assina nova campanha da Fundação Dorina Nowill

Com criação da agência Lew’Lara\TBWA , o novo filme institucional da Fundação Dorina faz uma ode ao ponto, exaltando a sua importância para a leitura tanto de videntes quanto de pessoas com deficiência visual. A primeira parte do filme, minimalista e toda digital, mostra o ponto como um sinal de pontuação. A segunda parte, mais tátil e toda analógica, mostra o ponto como base do alfabeto Braille.

“Uma criança com 100% da visão precisa passar pelo processo de alfabetização para aprender a ler e a escrever. Ninguém troca a ‘cartilha’ por um livro falado, por exemplo, durante essa etapa educacional. Mas nós ainda precisamos lembrar e ressaltar a importância do braille para as pessoas com deficiência visual. São esses pontos que tiram uma criança cega do analfabetismo e que viabilizam a autonomia da leitura e da escrita. Esse é o nosso legado perante o trabalho iniciado por D. Dorina há mais de 70 anos”, destaca Alexandre Munck, superintendente da Fundação Dorina Nowill para Cegos, e acrescenta: “Ter esse filme tão impactante, justamente no ano do centenário de nossa fundadora, faz dele uma peça mais especial”.

‘The Dot’ também homenageia o mês do centenário do nascimento de Dorina Nowill, uma das maiores ativistas pela inclusão e direito das pessoas com deficiência visual (ou “pessoas cegas ou com baixa visão”). Através de sua atuação foi criado o primeiro curso de especialização de professores para o ensino de cegos e a primeira imprensa Braille de grande porte do país, hoje, uma das maiores do mundo em capacidade de produção. Sua importante atuação ajudou a difundir o sistema Braille, e o trabalho feito diariamente na Fundação, que transforma e da autonomia para as pessoas com deficiência visual.

“Dorina Nowill deixou um legado vivo de luta pela inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão. Dar acesso à informação e cultura a partir do sistena braille é um pilar fundamental desse legado e nossa campanha explora o poder de transformação de cada pontinho que forma essa linguagem.” comenta Felipe Luchi, CCO e sócio da Lew’Lara\TBWA

A comunicação terá veiculação na TV e no digital.

Assista ao filme da campanha: