Antes de chegar ao Brasil, Duolingo já era amado pelos brasileiros. Por isso, nada mais coerente que desenvolver a primeira campanha de Black Friday para Duolingo com a cara do público.
Foi assim que a Jotacom, criou uma campanha exclusiva: tão exclusiva que oferece Duolingo grátis para leitores de notícias sobre publicidade. E para quem não lê, também.
Com a missão de democratizar o ensino de idiomas, sem custo e para todos, a campanha brinca com o conceito de exclusividade, porém, para todo mundo. Divertida como Duolingo, a campanha mimetiza (ou melhor: memetiza), elementos comuns das comunicações de Black Friday do varejo e oferta o produto gratuitamente apenas a um grupo de pessoas, para depois abrir para os demais, reforçando os valores da marca como gratuito, acessível e divertido para todos.
E se a ideia era deixar tudo mais divertido, mas com a cara do Brasil, a figura de Tirullipa como influenciador master da campanha foi a escolha certa.
“A escolha do Tirulipa se deu por conta da perfeita aderência com a marca: divertido, popular e acessível, assim como é Duolingo. Tirulipa é uma figura icônica: um influenciador 100% brasileiro, familiar ao público e de fácil identificação, famoso no cenário de humor e com big numbers notáveis, com mais de 40 m de seguidores em suas redes sociais. Ele conta com um público fiel, e leva o mote da campanha a milhões de consumidores na Black Friday.” reforça João Passarinho Netto, sócio e VP de Estratégia Digital da Jotacom.
Além de Tirulipa, a estratégia de social media, contou com o apoio de um time completo de influenciadores, desde Adriel um jovem apaixonado por livros (@livrosdodrii), até a dezenas de outros micro-influs que seguem uma ativação em fluxo totalmente interligado de acordo com os pilares de marca e estratégia de conteúdo.
Para capilarizar a comunicação, foi criada uma estratégia de hipersegmentação que pudesse falar com grupos diversos, de amantes de sertanejo até sneakerheads. Com mídia programática, além de outros veículos digitais, foi possível encontrar públicos específicos escolhidos por meio de três critérios: grupos de interesses, observação de tendências e buscas sazonais em período de Black Friday.
As centenas de peças criativas desenvolvidas para Black Friday, 100% data driven, tanto pela análise de custom intent, que observa hábitos recorrentes, quanto ao planejamento por contexto, que prevê palavras-chave para impactar usuários em buscas real time.
“Trouxemos para o filme uma linguagem simples, divertida com trilha original, feita especialmente para o público brasileiro, fazendo referências a linguagem digital, meme. Com finalizações diversas, conteúdo personalizado para cada segmentação. Além da ativação em todas as redes como Facebook, Instagram, TikTok e Twitter, teremos uma ação de guerrilha em conteúdo, específica de interações, que permitirá o conceito a interagir com os internautas de forma divertida e passando o objetivo de instalação do app e branding awaereness” comenta Felipe Andrade, Head de conteúdo.
O filme teve a produção da VAPT.
Assista: