Com mensagem inspiracional e reflexiva, o Instituto Vencer o Câncer (IVOC) apresenta nova comunicação que conscientiza sobre a saúde do pulmão e diagnóstico precoce do câncer no órgão.
O filme criado em parceria com a agência Ogilvy Brasil reforça os motivos que valem a pena se perder o fôlego, por meio de situações cotidianas, como comer seu prato preferido ou encontrar pessoas queridas. Algumas das principais ferramentas para salvar vidas, a conversa com o médico sobre sinais e o check-up periódico, ganham protagonismo na campanha.
Para o oncologista Antonio Buzaid, um dos fundadores do IVOC, é preciso colocar o câncer de pulmão em evidência, por conta do número de casos elevados e pelas novidades no tratamento. “Temos medicamentos novos que melhoram a sobrevida e qualidade de vida dos pacientes”, ressalta.
No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor que mais mata, apesar de ser o quarto em maior incidência. Isto porque, em geral, os diagnósticos são tardios. “Queremos mudar este panorama e detectar precocemente é fundamental para isso”, ressalta o oncologista Fernando Maluf, um dos fundadores do IVOC. Ele destaca que pelo menos a metade dos tumores está relacionada ao estilo de vida.
O filme também traz um QR Code especial que convida as pessoas a contribuírem com a entidade, que não tem fins lucrativos e atua em campanhas de informação, no apoio ao paciente e em projetos de prevenção dos mais diversos tipos de câncer.
“Durante a pandemia, muitas pessoas têm deixado de fazer seus exames e procurar o médico, o que pode contribuir para o diagnóstico tardio do câncer. Nossa proposta com a campanha é mostrar os momentos felizes que tiram nosso fôlego, e a importância de cuidarmos da saúde para que a gente continue vivendo cada um deles”, ressalta Ricardo Sciammarella, diretor de criação da Ogilvy Brasil.
A comunicação tem estratégia de mídia com foco em digital, além de TV e mídia exterior em parceria com a Eletromídia.
O Instituto Vencer o Câncer (IVOC) é uma fundação sem fins lucrativos que tem como objetivos difundir assuntos relevantes para a saúde no Brasil e no mundo; informar, apoiar e acolher pacientes e familiares diante do diagnóstico e tratamento do câncer; dividir com a população informações relacionadas a prevenção, alimentação, atividade física, direitos dos pacientes e medicina integrativa, sempre incentivando a busca por qualidade de vida. www.vencerocancer.org.br
FICHA TÉCNICA IVOC
Agência: Ogilvy Brasil
Cliente: Instituto Vencer o Câncer
CCO: Félix del Valle
Head of Art: Ricardo Leme
DC: Ricardo Sciammarella
Redator: Rafael Fagundes
Art Director: Danielle Keiko
Diretora de produção: Juliana Henriques
Produto Jr: Marbo Mendonça
Chief marketing officer: Karina Ribeiro
Chief client officer: Denise Caruso
Gerente de contas: Renata Flores
Assistente de projetos: Natália Cararetti
Executivo de new business: Frederico Tessari
Chief of media officer: Vanessa Giannotti
Diretora de mídia: Silvia Tajiki
Gerente de mídia: Yasmin Gonçalves
Diretor de estratégia integrada: Roberto Vianello
Produtora SAILOR
Direção: Gustavo “GGA” Almeida, Luccas Oliveira
Gerente de Projetos: Gustavo Veloso
Ilustração: Teidy Nakao, Bela Lino
Motion: Samuel Silva, Gustavo Ramos, Nathalia Ali
Finalização: Luis Chagas
Produtora de audio: Arcade Audio
Atendimento: Bruno Antunes
Produção Executiva de Som: Marco Nannini
Produção/Criação trilha: Marco Nannini
Mixagem e Finalização: Marco Nannini
Aprovação cliente: Antonio Carlos Buzaid, Fernando Cotait Maluf, Sergio Amado, Ana Maria Drummond e Adriana Reis de Assis