quarta-feira, janeiro 22, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasIBCC faz releitura de "O Câncer de Mama no Alvo da Moda"

IBCC faz releitura de “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”

A campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” ficou conhecida em muitos países e, particularmente no Brasil, onde o mundo fashion e as celebridades abraçaram a causa, emprestando a imagem e ajudando o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) a arrecadar fundos para a ampliação de sua estrutura física e capacidade de atendimento. Vinte anos depois de chegar ao país, a campanha ganha vida nova ao chamar a atenção das pessoas para o fato de que, mesmo com possíveis sequelas físicas e emocionais, o câncer de mama pode ser vencido.

Dez celebridades aceitaram participar dessa nova campanha do IBCC. São elas: Rafael Cardoso (ator), Wanessa Camargo (cantora), Isabel Salgado (ex-jogadora de vôlei), Flavio Canto (ex-judoca e apresentador), Vanessa Gerbelli (atriz), Miá Melo (atriz), Sheron Menezes (atriz), Luciano (cantor que faz dupla com Zezé di Camargo), Tande (ex-jogador de vôlei e apresentador) e Marcos Pasquim (ator).

O dia escolhido para o encontro com as celebridades era para ser mais um ensaio envolvendo um projeto social. As celebridades chegavam, faziam a maquiagem e logo estavam na frente das câmeras. Mas, desta vez, tudo aconteceu diferente. Na ação criada pela Ogilvy Brasil, que é a agência de comunicação do IBCC desde 2002, o objetivo foi fazer com que os famosos convidados para as gravações pudessem ter um contato mais real com a causa e sentir de perto os efeitos do câncer.

Por isso, pela primeira vez, quem estava por trás das lentes era justamente a protagonista da campanha: Meran Vargens, que se apresentou aos famosos como fotógrafa e diretora de cena. Meran, no entanto, não estava ali apenas por seu talento como diretora de teatro, sua real profissão.

Após “aquecer” as celebridades com alguns cliques, todos feitos individualmente, ela os chamava para um bate-papo, no qual perguntava a experiência de cada um com o câncer. Após ouvi-los, Meran revelava a sua história – ela venceu um câncer de mama, mas para isso teve que passar por uma mastectomia e não reconstruiu as mamas –, tirando a camiseta ao final. A reação de todas as pessoas foi de muita emoção, já que parte dos famosos já tinha vivido de perto o drama da doença.

Em seguida, sem perder tempo, Meran começava a clicar as celebridades de novo. Desta vez, porém, o resultado foi outro: um verdadeiro retrato de quem fica frente a frente com o câncer de mama. Eles eram não mais celebridades, mas sim seres humanos com imensa compaixão por quem luta contra a doença.

A campanha reforça a mensagem “Cada um reage diferente ao câncer de mama. Mas a melhor reação é doar”. E pede para que as pessoas comprem os produtos com a marca “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”.

“A Campanha ajudou o hospital a crescer e esse crescimento tornou possível fazer, em 20 anos, muitas melhorias. Em 1995, o IBCC tinha apenas 4 mil m2. Hoje, são 25 mil m2, um crescimento físico de cerca de 500% no período. O número de leitos passou de 43 para 180 e foi possível fazer um Centro Cirúrgico com 10 salas, além de uma nova UTI com 10 leitos”, conta o superintendente do IBCC, Justino Scatolin.

Todas essas imagens foram registradas num vídeo que está disponível no site www.ocancerdemamanoalvodamoda e www.ibcc.org.br. A produtora parceira do projeto de 20 anos do Alvo Azul é a Conspiração

O IBCC trouxe esta campanha ao Brasil em 1995, depois de uma parceria com o Conselho dos Designers de Moda da América (CFDA, em inglês). A “Fashion Targets Breast Cancer” foi criada nos EUA em 1994 para alertar as mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. A iniciativa foi do estilista Ralph Lauren, que, após acompanhar a luta de sua amiga e jornalista Nina Hyde contra o câncer de mama, decidiu que precisava usar a moda para falar com as mulheres sobre este assunto. Ele foi o criador do Alvo Azul. Anos depois, os resultados da campanha no Brasil superaram os dos EUA.

Assista ao vídeo da campanha no link: https://youtu.be/8gr7wo717uk.

Ficha Técnica

AGÊNCIA

Agência: Ogilvy Brasil
Título: Reações IBCC
Produto: O Câncer de Mama no Alvo da Moda
Cliente: Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC)
VP Nacional de Criação: Aricio Fortes
Diretor de Criação: Rafael Donato
Diretor de Arte: Sergio Takahata, Susana Müller e Ariel Gagnon
Redator: Andre Jardim
RTVC:  Rafael Rosi, Cecilia Taioli, Patricia Cortes e Lais Pereira
Atendimento: Daniela Glicenstajn / Priscilla Telles / Andrea Barrios/ Caroline Stanzani e Gabriela Wissmann
Mídia: Luciana Serra
Aprovação Cliente: Valentim Biazotti e Kelly Montesino

PRODUÇÃO FILME

Produtora: Conspiração Filmes
Diretor: Paschoal Samora e Meran Vargens
Diretora Executiva: Cristina Lopes
Direção de Fotografia: Miguel Vassy
Primeiro assistente de direção: Ale Vigano
Atendimento: Juliana Lutterbach, Luisa Barbosa, Vivian Sader e Guilherme Nasser
Equipe Produção: Veronica Menezes, Rose Soares, Isabela Alves, Rafael Pinheiro e Marlon Santino
Montador: Isadora Boschiroli
Pós Produção: Luiza Waddington
Finalização: Débora Gusmão
Finalizador: Débora Gusmão
Artista de composição: Fernando Leka
Motion designer: Pedro Rocha e Lilian Doring
Casting artístico: Guilherme Duarte
Elenco: Meran Vargens, Rafael Cardoso, Wanessa Camargo, Isabel Salgado, Flavio Canto, Vanessa Gerbelli, Miá Melo, Sheron Menezes, Luciano Camargo, Marcos Pasquim e Tande.

PRODUÇÃO ÁUDIO

Produtora de som:  Jamute
Produção/criação da trilha: James Pinto e Leandro Barduzzi
Atendimento: Sabrina Geraissate

PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA

Art Buyer Ogilvy: Nanci Bonani e Francini Santiago
Fotógrafos: Marcelo Faustini e Meran Vargens.

Artigos relacionados

Novidades