A agência GUT anuncia a promoção de Fernando Ribeiro a Global Chief Strategy Officer, o primeiro a assumir essa posição na agência. Sua promoção demonstra o contínuo crescimento e investimento da GUT em liderança sênior, e vem logo após o anúncio da abertura do quarto escritório da agência em Toronto. Ele irá responder diretamente aos co-fundadores do grupo, Anselmo Ramos e Gaston Bigio, bem como ao COO (Chief Operating Officer) e sócio Paulo Fogaça.
Em seu novo cargo, Fernando continuará atendendo a todos os clientes, tais como Ambev, Kraft Heinz, Mercado Livre, RBI’s Popeyes, Tim Hortons e muitos outros. Suas novas responsabilidades incluem monitorar e desenvolver todos os colaboradores do departamento de estratégia da network, além de continuar a estabelecer um jeito intuitivo de trabalho estratégico que sirva para a GUT e todos seus clientes. Além disso, Fernando continuará colaborando com as lideranças da agência na construção e fortalecimento da marca GUT ao redor do mundo, dando suporte aos esforços de novos negócios e crescendo a base de dados e ferramentas de insights que informam e inspiram o trabalho “gutsy”.
Os co-fundadores Anselmo Ramos e Gaston Bigio comentam: “estamos muito orgulhosos de anunciar o Fer Ribeiro como o novo CSO Global da GUT, que irá liderar o trabalho nos nossos quatro escritórios (Miami, Buenos Aires, São Paulo e Toronto). Já trabalhamos com o Fer no passado e de alguma forma sempre soubemos que trabalharíamos juntos de novo. Ele é fluente tanto no universo de agências quanto de clientes. Ama dados, mas entende que as informações de nada valem se não tiverem atreladas à intuição; e que esse é exatamente o seu trabalho, unir intuição e razão. Ele tem uma habilidade única de destrinchar temas complexos e desafios de negócios, transformando-os em simples verdades humanas; e ele sabe que uma estratégia só é bem-sucedida se ela conduz a um trabalho realmente criativo. Acima de tudo, o Fer é um ser humano espetacular, com um refinado senso de humor. Estamos muito animados para ver o que ele irá fazer e para onde ele levará nossa agência e os clientes”.
Como Head de Estratégia, Fernando trabalhou com clientes e projetos da GUT São Paulo, criando as práticas de estratégia que continuam valendo não só para o escritório brasileiro, mas também para todos os outros da network. Seus trabalhos deste período incluem a “Parada no Feed” para Mercado Livre; o “Aviãozinho da Skol”, para a campanha de Carnaval 2020 da marca de cervejas, e a campanha “That Look”, de Popeye’s nos Estados Unidos.
“Acredito que a criatividade é o ponto de partida para a estratégia, e sigo a filosofia de que o planejamento deve servir como um trampolim para boas ideias de todos os tipos”, afirma Fernando. “Neste novo desafio, quero continuar a liderar nossos brilhantes estrategistas, de todos os nossos escritórios, trabalhando em parceria com eles para construir uma reputação de marca para a GUT realmente forte a nível global; além de encontrar novas formas de consolidar nosso negócio em mercados que vão além da publicidade”.
Brasileiro, Fernando é um profissional altamente premiado e um líder apaixonado pela carreira, com quase 20 anos de experiência em estratégia adquiridos em passagens em agências como BBH Londres, 72andSunny Amsterdã e David, para citar algumas. Fernando também recebeu o reconhecimento de diversas instituições da indústria publicitária, como Grand Prix nos prêmios Effie e WARC Awards, além de diversos Leões em Cannes – sendo um Leão de Ouro para Burger King. Trabalhou com marcas como Axe, Coca-Cola, Google, Mercado Livre e Uber.
Fernando também atuou na School of Life de Amsterdã, onde lecionou a disciplina “Processos Criativos”. Lá, tinha como foco mostrar a intersecção entre estratégia e arte. Atualmente, é responsável pela criação de uma disciplina de Estratégia Criativa junto à Miami Ad School em Berlim, além de dirigir uma art zine chamada “A Home for Homeless Art”, onde publica trabalhos artísticos de artistas sem-teto.