O Grupo LATAM Airlines, que opera com as marcas LAN e TAM, vai lançar uma concorrência global para escolher uma única rede de agências para atuar nos mercados da América, Europa e Oceania onde a empresa possui operações.
Com esse novo modelo de atendimento, a companhia espera simplificar seus processos, ter uma maior coordenação nas dinâmicas de comunicação dos diversos países e otimizar a utilização de recursos para garantir um processo de construção de marca mais consistente. “Estamos muito satisfeitos com o que construímos até agora com nossos atuais parceiros. Mas temos novas metas e novos desafios para o Grupo LATAM que demandam um novo modelo para nossas equipes de marketing e publicidade”, explica Jerome Cadier, vice-presidente de Marketing do Grupo LATAM Airlines.
No Brasil, a TAM é atendida pela Young & Rubicam e pela Wunderman, ambas do grupo WPP. Para Eduardo Costa, diretor de Marketing da TAM Linhas Aéreas, a parceria com essas agências tem se mostrado um modelo a ser seguido. “Conquistamos muito trabalhando juntos. Ter as equipes da Y&R e da Wunderman conosco contribui muito para termos uma comunicação cada vez mais efetiva na construção da marca TAM”, afirma. “Por outro lado, acreditamos fortemente que a estratégia do Grupo nos trará uma escala de atuação muito mais robusta que, por sua vez, demandará uma coordenação mais apropriada”, conclui.
As agências que atendem o Grupo LATAM já foram comunicadas da nova concorrência, que deve ser iniciada no dia 6 de março. Os grupos serão selecionados a partir de da capacidade de atendimento da rede nos diversos países e a aderência à estratégia do Grupo LATAM. O processo deve durar três meses.