O Grupo CDM ―formado pelas empresas Plena Alimentos, Petsko, Agropecuária Grande Lago e Transquali Transportes― passou a adotar uma identidade visual criada pela agência mineira Greco Design. O branding tem como inspiração as raízes, os caminhos e a expansão do grupo, integrado por uma das maiores empresas do segmento de proteína bovina do Brasil e com atuação expressiva no mercado internacional.
O nome CDM é derivado das iniciais dos sócios da holding e fundadores da Plena Alimentos: os empresários mineiros Claudio Ney de Faria Maia, Dênio Altivo de Oliveira e Marcos Antônio de Faria Maia. “A origem e a simplicidade dos sócios foram muito enfatizadas em todas as conversas durante o processo de criação. Além disso, princípios como união, trabalho e confiança serviram de base para chegarmos a um símbolo que pudesse sintetizá-los e evocá-los”, afirma Emília Junqueira, gestora de projetos da Greco Design.
Ela explica que a identidade visual do Grupo CDM compartilha da mesma tipografia do branding da Plena Alimentos (fonte Laca). “É um semi-sans inspirado nas embalagens retrô portuguesas de sabonetes; uma tipografia viva, que traz textura e personalidade ao texto, reforçando a identidade do Grupo”, conta Emília. Foi utilizado também um símbolo distinto das demais empresas da holding, com o objetivo de possibilitar a diferenciação em relação às demais marcas. O vermelho é a cor comum entre elas.
Segundo o diretor comercial e de Marketing da Plena Alimentos, Roberto Oliveira, a marca remete às raízes, aos caminhos e à expansão do grupo ao longo de mais de 30 anos de mercado. “Além da simplicidade, que é um dos valores da companhia, pensamos em arquétipos que pudessem representar as relações sociais mais próximas e o campo, que foi o início de toda essa trajetória de crescimento. A marca também incorpora a ideia de caminhos de expansão a serem trilhados e de possibilidades de novos negócios”, destaca Roberto Oliveira.